Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 9 de Abril de 2013 | Horário: 18:23

Reunião do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde – GTEPS

Um dos itens de pauta foi a apresentação dos projetos PET e PRÓ Saúde e Redes de Atenção à Saúde das instituições de ensino superior

Nesta terça, 09 de abril, ocorreu às 10h mais uma reunião do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde – GTEPS, que tem como proposta tratar das estratégias de educação permanente em saúde em todas as instâncias da estrutura organizativa da SMS.

A reunião teve início com os informes dados pelos coordenadores do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) das regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sudeste e Sul e da diretora da Divisão de Educação da EMS, Ester Finguerut Serff.

Na sequência, a diretora da EMS, Laura Santucci, destacou que dia 29 de abril deve ser iniciada a primeira aula do Curso “Qualificação profissional para agentes comunitários de saúde da rede de atenção à saúde – Prevenção e intervenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas”. E que, portanto, as áreas devem conversar com os seus parceiros para a liberação desses profissionais para a sua capacitação.

 A diretora da EMS também destacou a importância de trazer os alunos para participarem das reuniões da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES).  Logo depois, foi a vez da Cássia Liberato fazer um panorama dos PET e PRÓ Saúde na SMS.

Por último, ocorreu a apresentação dos projetos PET e PRÓ Saúde e Redes das Instituições de Ensino Superior PUC, São Camilo, UNINOVE, USP capital, UNASP e Santa Casa. Os projetos têm como proposta realizar a inserção do ensino-serviço e formações horizontais entre os pontos da rede de saúde e serviços.

É importante evidenciar que esta aproximação ensino-serviço deixou de ser papel apenas da Atenção Básica para fazer parte da área de gestão de pessoas. "Agora, é uma construção coletiva da gestão de pessoas com o serviço", salienta a diretora da EMS. Laura Santucci ressalta ainda que esses projetos devem se conectar com as redes de atenção e deve ser um exercício entre as universidades e as coodernadorias. 

Sandra Aluisi e Maria Angélica Crevelim, ambas da Gerência de Desenvolvimento Institucional (GDI), lembram que os projetos serão readequados a partir das sugestões feitas pelos membros do GTEP's e submetidos ao colegiado de gestão e Conselho Municipal de Saúde.

A próxima reunião ocorrerá no dia 14 de maio, às 10h.

collections
Galeria de imagens