Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site

Comissão de Residência Médica - Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya

APRESENTAÇÃO

O Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, conhecido popularmente como Hospital Jabaquara, foi inaugurado em 1981, no bairro do Jabaquara, na região sul da cidade de São Paulo.

Fruto da necessidade eminente de iniciar o atendimento para vítimas de grandes emergências e catástrofes, até então carente na cidade de São Paulo, foi iniciada a construção da primeira unidade voltada exclusivamente para estes casos no final de 1978. Logo após a inauguração, em maio de 1981, o hospital cumpre seu papel e atende demandas de traumas e politraumas oriundos do complexo Anchieta - Imigrantes, da Avenida Bandeirantes. Além disso, tornou-se referência para o Aeroporto de São Paulo e para a Companhia de Trens Metropolitanos (Metrô).

O Hospital Saboya, tal como todos os equipamentos de saúde do Município de São Paulo, também sofreu uma adequação em sua característica de atendimento de forma a aproximar o serviço prestado à demanda apresentada pela população, ofertando novas especialidades e adequando outras, sempre de acordo com os princípios do SUS, prestando assistência hospitalar com qualidade e de forma integral.

Atualmente conta com 198 leitos, todos operacionais, 31 leitos (capacidade instalada) de Pronto Socorro, 21 leitos de UTI Adulto, 8 leitos de UTI Pediátrica, 4 leitos de UTI Neonatal (habilitação para UTI Pediátrica) e Centro Cirúrgico com 7 salas.

 

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

A COREME do HMARS, está constituída atualmente conforme última portaria nº33/2021/DIRETORIA TÉCNICA, publicada no DOC de 15/07/2021, página 30.

Suas atividades foram iniciadas no ano de 1988 com os Programas de Residência Médica em Medicina Intensiva Adulto (MIA) e Medicina Intensiva Pediátrica (MIP), ambos vinculados respectivamente ao Hospital Municipal Cármino Caricchio (HMCC) e ao Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ).

Os Programas não possuíam credenciamento ativo junto a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), portanto era um curso com duração de 1 ano, com a característica de “3º Ano Opcional”, e em março de 2004, foi aprovado o credenciamento dos Programas em MIP e MIA junto a CNRM com extensão para 2 anos.

De 1988 a 2004, foram recebidos 30 residentes em MIA, do Programa vinculado ao HMCC, e 2 residentes já com o programa credenciado pela CNRM entre 2008 e 2010. A partir de 2010 as vagas disponibilizadas não foram preenchidas e o programa foi descredenciado pela CNRM em 24 de maio de 2016, somando a este fato a terceirização deste serviço. Também foram recebidos 32 Residentes em MIP do Programa vinculado ao HMIMJ, e com o Programa credenciado pela CNRM foram recebidos 11 residentes até a presente data, sendo que a última escolha de vagas ocorreu no ano de 2020. Desde então as vagas disponibilizadas não são preenchidas devido à baixa procura pela especialidade. Atualmente este programa encontra-se em fase de agendamento de visita técnica conforme o SisCNRM, pois seu vencimento ocorreu em 2021.

Além do programa próprio em MIP, a COREME-Saboya recebe residentes em estágio obrigatório de Cenário de Prática (pactuação realizada através do COAPES anualmente), vinculados a outras COREMEs:

  • 8ª COREME (Residência em Rede da SMS) na especialidade de Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria
  • Hospital São Luiz na especialidade de Cirurgia Geral
  • Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) na especialidade de Cirurgia Geral
  • Hospital Sírio Libanês na especialidade de Pediatria

A COREME-Saboya tem ainda sob sua responsabilidade o Internato dos alunos de medicina da USCS e FAM – Centro Universitário, que passam em campo de estágio obrigatório do período de 5º e 6º ano. A pactuação destes estágios é realizada através do COAPES-Sudeste. Diariamente são recepcionados cerca de 80 alunos, distribuídos nos setores de Psiquiatria, Infectologia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Gestão Hospitalar (Administrativo).

É oferecido a todas as escolas (graduação e curso técnico) uma estrutura de educação com duas salas de aula, sendo uma com disponibilidade de equipamento de multimídia para apresentações, mais dois espaços externos, sendo um com Datashow para apresentações e outro com computadores liberados para pesquisas dos alunos e residentes médicos e multiprofissionais, além do espaço do anfiteatro com equipamento de multimídia para apresentações. Também é disponibilizado o acesso ao refeitório, área com armários para guarda volumes, para alunos (graduação e técnico) e residentes.

Cabe ao Secretário da COREME-Saboya: Controle de arquivo de documentos dos residentes, internos e da Comissão; participação em reuniões com elaboração das atas; controle, atualização, cadastramento de Programas com acompanhamento das instruções processuais no SisCNRM; interlocução e intermediação junto a outras COREMEs e Instituições de Ensino para concessão e solicitação de cenários de prática e estágios; confecção e controle das folhas de frequência dos médicos residentes e controle do fluxo de alunos (graduandos de medicina); acompanhamento e interlocução de todos os processos junto ao COAPES (conceção e solicitação de campos de estágios e cenários de pratica, acompanhamento e conferencia dos termos de compromisso de alunos da graduação, acompanhamento na solicitação de contrapartidas anuais, participação nas reuniões); acesso e acompanhamento dos processos via Sistema Sei!, gerenciamento da agenda de utilização das salas de aula e auditório; participação em todo o Processo Seletivo anual da Residência Médica, no que cabe a COREME-Saboya.

A COREME-Saboya possui apenas um Programa de Residência Médica, e se encontra em fase de agendamento de visita técnica, pois o vencimento da atual habilitação, ocorreu em 2021.

 

MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA

O Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional progressivo científico, técnico e ético do médico na área de Terapia Intensiva Pediátrica. O Programa é baseado em 3 pilares: Assistência, Ensino e Pesquisa, sempre com supervisão e monitoramentos especializados, participação em congressos e publicação de trabalhos científicos. Este Programa possui 2 vagas para R4 e 2 vagas para R5 e possui 60 horas semanais, 15 horas de visitas clínicas e 2 horas semanais de carga teórica.

Dentre as atividades teóricas, os residentes deverão fazer Manutenção de Vias Aéreas, Reanimação Cardiopulmonar Cerebral Diagnóstico e Tratamento de Insuficiência Renal Aguda I (IRA I), Diagnóstico e Tratamento de IRA II, Ventilação Mecânica I, Ventilação Mecânica II, Monitorização Hemodinâmica e Tratamento do Choque, Trauma Crânio Encefálico, Suporte Neurológico, Tratamento Básico do Trauma e Queimaduras, Disfunção de Múltiplos Órgãos e Sistemas de Infecções, Distúrbios Eletrolíticos e Metabólicos, Hemorragia Digestiva Alta, Tromboembolismo Pulmonar, Aneurisma Dissecante de Aorta, Intoxicação Exógena, Crise Hipertensiva, Insuficiência Renal Aguda, Insuficiência Renal Crônica, Terapia Intensiva Neonatal, Ética em Terapia Intensiva I, Ética em Terapia Intensiva II, Morte Encefálica, Índices Prognósticos em UTI, Hemorragia Sub Aracnoide (HSA), Hipertensão Intracraniana, Monitorização da PIC e reuniões semanais para discussão de artigos e trabalhos publicados.

 

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA E VAGAS
Medicina Intensiva Pediátrica – 2 vagas R4, 2 vagas R5

 

Coordenação da COREME
Dr. Fábio Kassab

 

Vice Coordenador
Dr. Eduardo Fernandes da Fonseca Pereira

 

Supervisor da COREME
Dr. Marcos Guilherme Fontana

 

Preceptoria
Dra. Krisna de Medeiros Macias
Dra. Sandra de Almeida Saad

 

Secretário da COREME
Everton Marino

 

Contato telefônico: (11) 3394-8533
Contato eletrônico: coremesaboya@prefeitura.sp.gov.br