Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Pra Cego Ver: Banner com fundo amarelo e azul, sendo que na parte amarela há uma uma marca d´água com a sigla IST. À esquerda, há seis setas amarelas para a direita. Mais ao lado, ao centro da arte, há a sigla ISTs em branco. Mais ao lado, à direita, há uma caixa amarela com o texto azul Infecçoes Sexualmente Transmissíveis.

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

Qualquer pessoa pode adquirir uma IST. Portanto, usar métodos de prevenção, buscar os serviços de saúde e fazer o tratamento adequado são sempre as medidas indicadas.

Muitas das infecções são silenciosas, e a pessoa pode não perceber sinais e sintomas. Por isso, a testagem regular é fundamental! Quanto antes a pessoa souber de sua sorologia, melhor. Assim, o tratamento pode ser iniciado o mais rapidamente possível.

 Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Tratamento


As ISTs são transmitidas por relação sexual desprotegida (oral, vagina ou anal) com uma pessoa infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da pessoa gestante para o bebê durante a gestação, o parto ou a até durante a amamentação (como é o caso do HIV).

As ISTs podem surgir tanto nos órgãos genitais (vagina, pênis e ânus) quanto em outras partes do corpo (olhos, palmas das mãos, garganta, língua).

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

Por isso, ao verificar verrugas, machucados, corrimentos ou sentir coceiras na região genital, bem como ter dor ao urinar, vá até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à sua casa. O atendimento, exames e o tratamento são gratuitos nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

 Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco IST x DST



Em 2016, a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar o uso do termo “infecções” em vez de “doenças” sexualmente transmissíveis, uma vez que ter uma doença implica em sintomas e sinais perceptíveis, que podem não ser perceptíveis em muitas infecções nas fases iniciais ou mesmo por anos. A sigla DST não deixa de ser utilizada; fica aplicada, portanto, apenas quando uma IST se agrava.

Clique em uma das ISTs abaixo e saiba mais sobre cada infecção:
 

Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro Sífilis. Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro Herpes Genital. Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro Cancro Molde (Cancroide).
Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro Linfogranuloma Venéreo Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro Gonorreia. Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro Clamídia.
Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro Tricomoníase. Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro HPV. Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro HIV.
Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro Hepatite B. Pra Cego Ver: Botão cinza claro, com fina tarja azul escuro na parte superior. Ao centro, está escrito em azul escuro Hepatite C.


Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.