Hepatite C

Pra Cego Ver: Banner com fundo amarelo e azul, sendo que na parte amarela há uma uma marca d´água com a sigla IST. À esquerda, há seis setas amarelas para a direita. Mais ao lado, ao centro da arte, há a sigla ISTs em branco. Mais ao lado, à direita, há uma caixa amarela com o texto azul Infecçoes Sexualmente Transmissíveis.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma azul escuro ao fundo e outra amarela em primeiro plano. Dentro da caixa amarela, há duas setas brancas para direita e o texto em azul escuro Hepatite C.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco O que é?.


Hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada pelo consumo remédios, álcool e outras drogas, questões genéticas e doenças autoimunes. Mas há também as hepatites causadas por vírus, as chamadas hepatites virais. Cada vírus recebe uma letra. No Brasil, os tipos A, B e C são os mais comuns, mas existem as versões D e E. Os vírus A, B e C podem ser transmitidos por via sexual.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Sintomas


A infecção também é silenciosa e os sintomas são raros.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Transmissão


Transfusão de sangue infectado; ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercing; da pessoa gestante para o filho durante a gravidez, principalmente no momento do parto (não há transmissão por amamentação), e pela relação sexual sem camisinha com pessoa infectada.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Diagnóstico


Por teste rápido ou exame de sangue em laboratório. Em caso reagente a indicação é que seja feito um segundo teste confirmatório por Biologia Molecular.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Tratamento


Conforme orientação do profissional de saúde.


Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Prevenção


Não há vacina. Para se prevenir, é indicado evitar compartilhar tudo o que possa ter entrado em contato com sangue (seringa, agulha, objeto perfurocortante) e uso de camisinha nas relações sexuais.


Fontes:
Equipe técnica Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Álbum Seriado das IST - Material de apoio para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 60 p.

O que são IST. In: Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. s.d. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist.

Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda. Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.