HIV

Pra Cego Ver: Banner com fundo amarelo e azul, sendo que na parte amarela há uma uma marca d´água com a sigla IST. À esquerda, há seis setas amarelas para a direita. Mais ao lado, ao centro da arte, há a sigla ISTs em branco. Mais ao lado, à direita, há uma caixa amarela com o texto azul Infecçoes Sexualmente Transmissíveis.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma azul escuro ao fundo e outra amarela em primeiro plano. Dentro da caixa amarela, há duas setas brancas para direita e o texto em azul escuro HIV.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco O que é?.


O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus que causa a aids (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Sintomas


Geralmente, a infecção do HIV não apresenta sintomas. As manifestações podem se dar na fase avançada, quando é feito o diagnóstico da aids.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Transmissão


Por sexo oral, vaginal e anal sem camisinha; por instrumentos perfurocortantes, agulhas e seringas com sangue infectado pelo HIV; por transfusão de sangue infectado e para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Diagnóstico


Obtido por testagem rápida ou convencional para HIV.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Tratamento


Por meio de medicamentos antirretrovirais (ARV), disponíveis no SUS, e indicado para todas as pessoas que têm HIV/Aids. O tratamento precoce e a adesão aos medicamentos reduzem as complicações da infecção, melhoram a qualidade de vida e diminuem a taxa de mortalidade.

O tratamento também é tido como uma forma de prevenção, pois pessoas que vivem com HIV em tratamento, e que estão indetectáveis (isto é, a carga viral não é detectada no exame de sangue) há pelo menos seis meses, não transmitem o vírus em relações sexuais. É o chamado I=I (Indetectável = Intransmissível).

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Prevenção


A infecção pelo HIV pode ser prevenida com o uso de camisinha nas relações sexuais. Há ainda outros métodos de prevenção:

- PEP (Profilaxia Pós-Exposição): uso de antirretrovirais após exposição ao HIV, como em casos de violência sexual, acidentes ocupacionais com material biológico ou quando, durante uma relação sexual consensual em que não se sabe a sorologia da parceria, a camisinha sair, romper ou não ter sido utilizada. 

- PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não vivam com HIV, antes de uma exposição de risco. Está disponível na Rede Municipal Especializada em IST/Aids da cidade de São Paulo.


Fontes:
Equipe técnica da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Álbum Seriado das IST - Material de apoio para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 60 p.

O que são IST. In: Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. s.d. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist.

Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.