HPV (Papilomavírus Humano)

Pra Cego Ver: Banner com fundo amarelo e azul, sendo que na parte amarela há uma uma marca d´água com a sigla IST. À esquerda, há seis setas amarelas para a direita. Mais ao lado, ao centro da arte, há a sigla ISTs em branco. Mais ao lado, à direita, há uma caixa amarela com o texto azul Infecçoes Sexualmente Transmissíveis.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma azul escuro ao fundo e outra amarela em primeiro plano. Dentro da caixa amarela, há duas setas brancas para direita e o texto em azul escuro HPV.


Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco O que é?.


HPV é uma sigla para o papilomavirus humano, que é um vírus relacionado às verrugas genitais e outras manifestações.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Sintomas


Tanto em homens quanto em mulheres pode se manifestar por meio de verrugas genitais ou lesões no colo de útero, pênis, ânus e, eventualmente, na boca.

Pode levar ao câncer de colo de útero, vagina, pênis e ânus. Adquirir o HPV, porém, não necessariamente significa o desenvolvimento de um câncer. Se forem realizados exames preventivos de rotina (Papanicolau) e exames médicos periódicos, a presença do vírus por si só não é suficiente para desenvolver o câncer.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Transmissão


A maioria das infecções se dá pelo contato sexual, mas o contágio não sexual é possível. Há também transmissão da pessoa gestante infectada para o bebê no momento do parto.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Diagnóstico


Realizado por profissional de saúde. Para as mulheres cisgêneras e homens trans, realizar com frequência o exame de prevenção do câncer de colo de útero (Papanicolau). O serviço de saúde deve ser procurado sempre surgirem verrugas.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Tratamento


O tratamento depende da avaliação médica sobre qual o tipo de lesão.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Prevenção


Uso de camisinha, preferencialmente acompanhado de gel lubrificante à base de água, nas relações sexuais. Existe vacina contra o HPV gratuita no SUS para:

- Meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade
- Homens e mulheres vivendo com HIV/aids de 9 a 45 anos
- Homens e mulheres transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos


Fontes:
Equipe técnica da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Álbum Seriado das IST - Material de apoio para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 60 p.

O que são IST. In: Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. s.d. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist.

 Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.