Linfogranuloma Venéreo (LGV)

Pra Cego Ver: Banner com fundo amarelo e azul, sendo que na parte amarela há uma uma marca d´água com a sigla IST. À esquerda, há seis setas amarelas para a direita. Mais ao lado, ao centro da arte, há a sigla ISTs em branco. Mais ao lado, à direita, há uma caixa amarela com o texto azul Infecçoes Sexualmente Transmissíveis.


Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma azul escuro ao fundo e outra amarela em primeiro plano. Dentro da caixa amarela, há duas setas brancas para direita e o texto em azul escuro Linfogranuloma Venéreo.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco O que é?.


Infecção causada por bactéria, que atinge os órgãos genitais e os gânglios da virilha, levando a abcesso nessa região (bubão inguinal). É popularmente conhecida como “mula”.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Sintomas


O primeiro sinal é uma pápula (lesão elevada), pústula (elevação da pele com secreção) ou pequena úlcera indolor que desaparece e frequentemente não é notada pelo paciente, porém, a infecção permanece. O comprometimento dos gânglios evolui para abcesso e supuração (pus). Pode ser acompanhado de febre, mal-estar e podem ocorrer fístulas retais e vaginais.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Transmissão


Relação sexual desprotegida com pessoa infectada.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Diagnóstico


O diagnóstico é feito por profissional de saúde em consulta clínica.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Tratamento


Conforme orientação do profissional de saúde. As parcerias sexuais também devem ser tratadas.

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul esuro em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Prevenção


Uso de camisinha, preferencialmente acompanhadas de gel lubrificante à base de água, nas relações sexuais.


Fontes:
Equipe técnica da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Álbum Seriado das IST - Material de apoio para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 60 p.

O que são IST. In: Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. s.d. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist.


 Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.