Parceria com Universidades

A Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo possui parcerias com cursos de Comunicação de diversas Universidades e Faculdades de São Paulo. 

O objetivo é que os alunos produzam campanhas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e à aids. Entre os temas indicados estão as camisinhas gratuitas, Profilaxia Pós-Exposição (PEP), Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C, Indetectável=Intransmissível, autoteste de HIVPrevenção Combinada.

Essa parceria tem como objetivo despertar nos alunos uma consciência cidadã na produção de campanhas publicitárias, que muitas vezes são focadas apenas em objetivos comerciais. Além disso, é uma oportunidade de compartilhar informações de prevenção com esses jovens, que fazem parte de uma das populações prioritárias ao enfrentamento do HIV em todo o mundo, inclusive na capital paulista.

São parceiras da Coordenadoria de IST/Aids a Universidade Metodista de São Paulo, a FIAM-FAAM/FMU e a Faculdade Cásper LíberoA Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a Escola Superior de Administração e Gestão Strong (ESAGS) e a Universidade Nove de Julho (UNINOVE) também já realizaram esse projeto com seus alunos.

Se o trabalho realizado pelos discentes for aprovado pelos professores, os materiais são enviados à Coordenadoria de IST/Aids da capital paulista para avaliação técnica e depois encaminhados para aprovação junto à Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Se aprovada em todas essas etapas, a campanha está válida para ser veiculada, sempre informando os créditos da parceria pela realização das peças.

A campanha "Esquentou, Deu Match", produzida por alunos da Universidade Metodista de São Paulo, é uma das que já foi veiculada nas redes sociais da Coordenadoria de IST/Aids, com duração de uma semana. Confira alguma das peças:

arte com fundo roxo e título "Esquentou, deu match". Abaixo, à esquerda, há uma tela de celular com a foto de um jovem e um texto descritivo de perfil, ilustrando um aplicativo de relacionamento. Ao lado direito, há o texto em branco "Se surgir a oportunidade, não se esqueça: dê match junto com a camisinha. Mais abaixo, em amarelo: "Pense com atitude, previna-se", sendo que já um ícone de coração acima da palavra "previna-se". Ainda em amarela, mais abaixo: "Saiba mais: prefeitura.sp.gov.br/saude/dstaids" Na linha abaixo, o texto em branco: "Todos os pontos de distribuição e outras formas de prevenção". Abaixo, em amarelo, os logos do Facebook, Twitter e Instagram com @programadstaids. No rodapé há uma série de ilustrações de camisinhas. A peça é assinada, no canto inferior esquerdo, com os logos da agência Esfera, Universidade Metodista, SUS, Programa Municipal de DST/Aids e Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Arte circular com fundo roxo e contornada com ilustrações de camisinhas, Ao centro, há um ícone de coração amarelo e abaixo o título "Esquentou, deu match". Abaixo, o texto em amarelo: "Pense com atitude, previna-se". Arte com fundo roxo e título em branco "Se eu usar mais de uma estou protegido", se referindo às camisinhas. Abaixo há três emojis que simbolizam dúvida. Mais abaixo há o texto em amarelo Nem pense nisso! Não pode usar duas masculinas juntas, pois a fricção das duas malhas de látex pode causar um rompimento das camisinhas. O mesmo vale para a camisinha feminina, que deve ser usada individualmente, nunca em conjunto com a masculina. Peça com fundo roxo e título "Esquentou, deu Match", nas cores branca e amarela. Abaixo há, no centro da peça, uma ilustração de um celular com a tela simbolizando um aplicativo de relacionamento. Na foto, há uma série de jovens em pé e ajoelhados, posando com uma camisinha na mão. No rodapé da imagem há ilustrações de camisinhas e a régua de assinatura com os logos da agência, da Universidade Metodista de São Paulo, do SUS, do Programa Municipal de DST/Aids e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, nesta ordem, da esquerda para a direita.

 

Foi o mesmo com a campanha "Eu sei minha sorologia. Eu fiz o teste de HIV", também produzida por alunos da Metodista, que visou incentivar os jovens a realizarem o teste de HIV:

Peça com a foto de um jovem de braços cruzados e sorrindo, ao lado direito. O ambiente desfocado ao fundo remete a uma festa. Ao lado esquerdo há uma coluna com o seguinte texto escrito em branco: "Eu curto meu rolê ao máximo. Eu sei minha sorologia. Eu fiz o teste de HIV. Faça o teste! Saiba mais em prefeitura.sp.gov.br/saude/dstaids e nas redes sociais @programadstaids". Abaixo há a régua de assinatura, com o logo da agência, da Universidade Metodista, do SUS, do Programa Municipal de DST/Aids e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, nesta ordem, da esquerda para a direita. Peça com a foto de um jovem de segurando um copo, típico de festa, ao lado direito. O ambiente desfocado ao fundo remete a uma balada. Ao lado esquerdo há uma coluna com o seguinte texto escrito em branco: "Eu sou livre de qualquer preconceito. Eu sei minha sorologia. Eu fiz o teste de HIV. Abaixo há a régua de assinatura, com o logo do SUS, do Programa Municipal de DST/Aids e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, nesta ordem, da esquerda para a direita.  Peça com a foto de uma jovem travesti, ao lado direito. O ambiente desfocado ao fundo remete a uma festa. Ao lado esquerdo há uma coluna com o seguinte texto escrito em branco: "Eu sou eu mesmo e tenho orgulho disso. Eu sei minha sorologia. Eu fiz o teste de HIV. Faça o teste! Saiba mais em prefeitura.sp.gov.br/saude/dstaids e nas redes sociais @programadstaids". Abaixo há a régua de assinatura, com o logo da agência, da Universidade Metodista, do SUS, do Programa Municipal de DST/Aids e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, nesta ordem, da esquerda para a direita.

 

Se você quiser realizar uma parceria nesste projeto, entre em contato conosco: dstaids@prefeitura.sp.gov.br!

 

Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.