Projeto ECHO

 Banner superior com fundo branco, escrito em azul Assistência e uma ilustração de um estetoscópio à direita. O banner possui ainda uma barra azul inferior e um contorno dos principais monumentos da cidade de São Paulo.

O projeto ECHO (Extension for Community Healthcare Outcomes) é uma iniciativa da Universidade do Novo México (EUA) pelo Prof. Dr. Sanjeev Arora que visa democratizar e desmonopolizar o conhecimento acadêmico em medicina, para as áreas mais remotas ou negligenciadas. O Projeto ECHO é aplicado em 60 centros nos EUA e em mais 30 países. Auxilia paciente em mais de 1000 clínicas e inclui 60 doenças.

Logo do projeto ECHO, formado por um retângulo de fundo vinho e uma forma de elipse branca e contorno preto ao centro. Dentro há o texto Projeto ECHO em preto, com somente a letra C em vinho. Abaixo de tudo, há uma caixa preta com o texto Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - Brasil em branco

Missão
A missão do Projeto ECHO é expandir a capacidade de fornecer melhor assistência para doenças frequentes e complexas em áreas rurais e lugares menos privilegiado, longe dos centros assistenciais especializados.

Como funciona
A partir de uma plataforma de webconferência (ZOOM), as equipes apresentam casos complexos que exigem uma revisão especializada, esses casos são colocados em discussão para que os participantes (equipe multiprofissional), falem sobre suas experiências com casos similares, ou seja, compartilham conhecimentos na lógica do aprender fazendo, em seguida, os especialistas preparam um relatório com recomendações pautadas exclusivamente com as informações que surgiram na discussão.

Ao contrário da consulta clínica remota ("telemedicina"), esta metodologia evita atender diretamente os pacientes por teleconferência, porque dessa forma você não desmonopoliza o conhecimento ou multiplica o número de pacientes assistidos. A repetição desta metodologia de aprendizagem mútua leva essas equipes de saúde a "especialize-se" na patologia da teleclínica e progressivamente elas aprendem a manejá-la, criando um círculo virtuoso de ensino-aprendizagem.



Ilustração que explica o funcionamento do projeto ECHO. No canto superior esquerdo, há o texto "Mover Conhecimento, Não pacientes. Através de treinamento por teleconferência O ECHO cria acesso a cuidados especializados de alta qualidade nas comunidades locais." Ao lado, há uma arte de uma unidade de saúde conectada a vários estabelecimentos. Ao lado esquerdo, no canto superior direito, há o texto: Centro que compartilha o conhecimento com as redes criam um laço de aprendizado: A atenção primaria aprende com especialistas. A atenção primaria aprende entre si.  Especialistas aprendem com a atenção primaria, à medida que surgem melhores práticas. Abaixo, a arte que explica todo o funcionamento do ECHO, por etapas: (I) Paciente - Cuidado certo/ Lugar certo/ Tempo certo, (II) Especialistas - Adquirir novo conhecimento/ Tratar mais pacientes/ Construir  Redes de  Atenção, (III) Comunidade - Aumento do acesso a tratamento/ Diminuição da morbidade/mortalidade/  Formação de força de trabalho local e (IV) Sistema - Aumenta o acesso/ Melhora a qualidade/ Reduz custo

  

 

Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.

Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.