Conselho Municipal de Saúde

15 anos de Controle Social

15 anos do CMS“Participar, discutir, respeitar, reivindicar e conquistar a cidadania dos moradores de São Paulo é o desafio permanente do Conselho Municipal da Saúde.”

Da caminhada rumo à cidadania faz parte recuperar o entendimento do que é participar, discutir, ouvir, respeitar, decidir, reivindicar... conquistar! Conflitos podem fazer parte dessa caminhada, principalmente se as forças participantes passam a ser desrespeitadas e não reconhecidas. Em seus 15 anos de existência, o Conselho Municipal da Saúde de São Paulo vivenciou vários momentos conflituosos e até de derrotas momentâneas. Mesmo assim, o que não faltou nesse tempo todo foi a garra das forças que sonham, querem e lutam por uma cidade melhor, possuidora de políticas públicas que atendam à maioria e com bens públicos acessíveis à população.

Quando essa persistência é real, o processo de luta transcorre sem mutilações e não recomeça nunca, porque continua sempre. É essa persistência que garante o avanço da sociedade rumo a sua efetiva cidadania.

Continuar, às vezes, pode significar voltar passos atrás do instante em que o conflito se instalou. É porque também faz parte da caminhada rumo à cidadania a reaglutinação de antigas e novas forças, propiciando o aprendizado para que, todos juntos, com o mesmo nível de compreensão acerca do que pode ser feito para o bem comum, possam retomar a luta do ponto conflituoso. E avançar. Alguns retornam a essa luta, outros chegam pela primeira vez. Neste aniversário de 15 anos do Conselho Municipal da Saúde, o mais importante já pode ser comemorado: o processo de luta pela cidadania do povo de São Paulo está em curso.

VEJA TAMBÉM

FALE CONOSCO

Envie críticas, dúvidas e/ou sugestões para o Conselho Municipal de Saúde através dos endereços abaixo:

  • Tels: 3397-2167 / 3397-2171 / 3397-2172

  • Fax: (11) 3397-2166

  • Rua General Jardim, 36 – 4º Andar
    Cep: 01223-010 Vila Buarque
    São Paulo-SP

  • E-Mail: cmssp@prefeitura.sp.gov.br