Encontro de Voluntários da Saúde 2018

Voluntários da Saúde são homenageados em evento no Dia Internacional Do Voluntariado

Texto por: Elton Leal    

Fotos: Jonathan Muniz

 

Em comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado, no dia 05 de dezembro, a COGEP (SMS) realizou um grande evento no Teatro Fernando Azevedo com o objetivo de homenagear os voluntários da Secretaria Municipal de Saúde. Diversos servidores compareceram para prestigiar essas pessoas que dedicaram seu tempo a ajudar o próximo. 

A Coordenadora de Gestão de Pessoas da SMS, Jane Abrahão Marinho, abriu o evento dando as boas vindas aos presentes e parabenizando a todos voluntários da SMS, além de ratificar a importância dessa nobre atividade.

Quatro pessoas estão sentadas a uma mesa montada em cima do palco do teatro. A coordenadora Jane Abrão, está sentada e é a terceira da esquerda para direita, está com o microfone na mão.

A primeira apresentação foi uma demonstração de tae-kwon-do, na qual os praticantes dessa arte marcial apresentaram desde os movimentos iniciais até os mais avançados. Com alunos das mais variadas idades, mostraram que qualquer pessoa pode se iniciar nessa prática e adquirir os benefícios físicos e mentais que ela traz.

Apresentação de tae-kwon-do. Alunos chutam o ar em sincronia.

 

A seguir, foi realizada uma palestra com Lilian Tiemi Yamashita sobre o conceito de Mottainai, expressão japonesa que nos ajuda “a aprender a reconhecer o valor de todos os recursos ao nosso redor, e a partir disso aproveitar tudo com respeito e gratidão, sem desperdício”. O conceito está muito ligado à ideia de sustentabilidade.

 

Lilian Tiemi Yamashita está no meio do palco fazendo sua palestra. Ao seu lado, um guarda-chuva colorido está no chão. No fundo do palco está a palavra Mottainai no telão.

Em uma roda de experiências exitosas, os convidados contaram um pouco das suas vivências como voluntariado, propiciando ao público o entendimento do que é ser voluntário e o quanto essa ação é gratificante.

A palestrante Silvia Luzã Nacache, consultora do Terceiro Setor e Voluntariado, conversou sobre a importância do serviço voluntário e o bem que isso traz a pessoa voluntária e a quem usufruirá dos serviços.

Para finalizar, o Grupo de Voluntários “Conta Gotas” conversou um pouco sobre sua história e suas atividades para depois divertir e entreter os presentes, encerrando o evento.

O dia 05 de novembro foi instituído pela ONU, em 1985, como o Dia Internacional do Voluntário com o intuito de enobrecer e promover as ações de voluntariados em todo mundo. Prestigiar esse dia é valorizar e agradecer a cada pessoa que doa seu tempo e seu conhecimento, sem remuneração, a se dedicar a atividades que buscam o bem ao próximo e contribuem para construir um mundo melhor.

Para saber em como ser um voluntário, acesse:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/cogep/ger_de_desenvolvimento/index.php?p=198759#VOL

Conheça também o Programa de Doulas Voluntárias da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/cogep/ger_de_desenvolvimento/index.php?p=238861

 Roda de Experiências:

Visto do alto do teatro, o público assiste à roda de conversas montada no palco.

 

Nove pessoas conversam em uma roda de conversa montada em cima do palco do teatro.

 

Grupo Conta Gotas:

Um rapaz está em pé com o microfone na mão. Dois palhaços do Grupo Conta-Gotas estão com ele.

 

                   Lilian Tiemi Yamashita na Palestra Sobre Mottainai:

 

Jane Abrãao está no palco ao lado de Lilian Tiemi Yamashita. 

 

Silvia Luzã Nacache, Palestrante:

A palestrante Silvia Luzã Nacache está no meio do palco com o microfone na mão. 

 

 

 Os organizadores do evento juntamente com o Grupo de Voluntários Conta-Gotas estão reunidos para a foto.