Mottainai

Expressão japonesa nos ensina a reconhecer o valor de todas as coisas

Por: Elton Leal

Fotos por: Edson Hatakeyama

No último dia 11, terça-feira, no Teatro Fernando Azevedo, A Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da COGEP realizou o Seminário Profissionais do SUS. Nele, a palestrante Lilian Tiemi Yamashita trouxe um pouquinho da cultura japonesa para aplicarmos em nosso dia a dia, apresentando o interessante conceito de Mottainai.

Mottainai é uma expressão japonesa que nos ajuda “a aprender a reconhecer o valor de todos os recursos ao nosso redor, e a partir disso aproveitar tudo com respeito e gratidão, sem desperdício”. Os japoneses costumam usar a palavra sempre que percebem alguém desperdiçando algo. O conceito está muito ligado à ideia de sustentabilidade.

A palestrante ensinou que Mottai significa digno e Nai é uma negativa, ou seja; quando uma pessoa não está fazendo bom uso de algum recurso, quer dizer que ela “não é digna” daquilo.

Tiemi ensina que para aplicar o Mottainai em nossas vidas é necessário reconhecer o valor de cada recurso. Depois, temos que reconhecer a cadeia por qual cada coisa passa, isto é, conhecer e valorizar tudo e todos envolvidos no processo pelo qual algo é produzido. Por último, é preciso ter gratidão por cada recurso disponível ou por cada momento que vivemos. Quando somos gratos, não desperdiçamos. 

É necessário lembrarmos que os recursos são finitos: a água, os alimentos, o nosso tempo e a nossa vida são finitos. Quando adquirimos essa consciência, passamos a valorizar tudo ao nosso redor e a eliminar o desperdício.

Mottainai é um conceito que traz uma reflexão sobre a forma de como enxergamos o mundo, sobre as nossas vidas e nossas atitudes. Essa palavra nos ensina a viver sem desperdícios, a não desperdiçarmos nossas vidas, a valorizar todas as coisas e todo momento, nos sentindo grato por tudo que nos cerca, tudo que somos e tudo que temos.

Para conhecer mais:

http://mottainaisustentabilidade.com.br/mottainai/o-que-e-mottainai/

https://www.youtube.com/user/mottainaisustentavel