Consciência Negra

Oficinas levam elementos da cultura afro aos participantes

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da COGEP preparou três oficinas realizadas no espaço multiuso da sede da SMS. Com o objetivo de levar elementos da cultura afro aos participantes e lembrar a importância do dia da consciência negra, foram programadas oficinas de Bonecas Abayomi, de Turbante e de Auto Maquiagem com foco na pele negra.

Na oficina de turbantes, a facilitadora Sonia Regina de Almeida, ensinou as diferentes formas de amarração, mostrando toda a beleza e o charme desse acessório que é muito mais que um simples adereço da moda.


Criadas a partir de retalhos de tecido, as Bonecas Abayomi são um símbolo de resistência. São feitas apenas com tranças e nós e não possuem as marcações dos olhos, nariz e boca. 

Nessa oficina, os participantes aprenderam a criar suas próprias bonecas e também a história por trás delas.

As bonecas Abayomi eram criadas pelas mães africanas para os seus filhos durante as viagens a bordo dos tumbeiros, pequenas embarcações que transportavam os escravos. São consideradas amuletos de proteção.

As participantes ainda puderam aprender técnicas de maquiagem em uma oficina específica para isso, na qual puderam identificar quais cores combinam com o rosto de cada uma, além de valorizar a beleza que todas possuem.