Educação Financeira

Educação financeira é tema de palestra na sede da Secretaria Municipal de Saúde

Texto por: Elton Leal

No dia 07 de novembro, terça-feira, no espaço multiuso da SMS, o educador financeiro Edward Cláudio Júnior palestrou para os profissionais da sede da Secretaria Municipal de Saúde sobre Educação Financeira, Empreendedorismo e Gestão Pública. A palestra fez parte da programação de eventos criada pela Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEP) para a campanha Novembro Azul.

O educador financeiro conversou de forma bem humorada com os profissionais da SMS sobre os pilares para uma educação financeira, dando muitas dicas e exemplos e alertando para os perigos dos cartões de crédito, do marketing publicitário e do crédito fácil (cheque especial, consignado, financiamentos, etc.), ou seja, tudo aquilo que contribui para o consumo inconsciente e o desiquilíbrio financeiro.

O palestrante explicou também que um dos maiores desafios para começar a poupar é não ter um objetivo, sendo fundamental definir sonhos de curto, médio e longo prazo. Isso trará mais foco e disciplina para economizar. 

Sonhos de curto prazo são aqueles que você pretende realizar em menos de um ano, como uma viagem ou uma reserva de emergência.

Sonhos de médio prazo são os realizáveis em até cinco anos, como a compra de um carro.

Já os sonhos de longo prazo são os que podem ser realizados em mais de dez anos, que pode ser desde a compra de uma casa até a independência financeira.

Assim é possível obter prazer e satisfação com cada objetivo alcançado, o que incentivará ainda mais a continuar com as economias.

O desiquilíbrio financeiro tem um grande impacto na qualidade de vida do indivíduo, podendo afetar a saúde, o trabalho e o ambiente familiar. Por isso a importância da educação financeira. Além de nos deixar preparados para quaisquer imprevistos, pode nos trazer benefícios que vão além dos nossos bolsos.