Saúde mental no Ambiente de Trabalho é tema do Fórum de Gestão de Pessoas de Outubro

Foto: Moema Morais do Valle

Tendo em vista o aumento das doenças relacionadas ao trabalho e a importância de refletir sobre o assunto, a edição do Fórum de Gestão de Pessoas de outubro trouxe um tema de grande relevância para a saúde dos servidores municipais: "Saúde Mental e Trabalho". Organizado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde (COGEP-SMS), o evento foi realizado no último dia 16 no espaço multiuso da SMS e contou com a participação dos gestores das Coordenadorias Regionais de Saúde, das Autarquias (AHM e HSPM), das Escolas Regionais de Saúde e das Organizações Sociais Parceiras.

Para discorrer sobre o tema, foi convidada a psiquiatra e médica do trabalho, Dra. Valéria Pugliese, coordenadora da Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS).

A convidada iniciou sua palestra traçando um panorama histórico da origem do trabalho que passou pela etimologia e suas características em épocas remotas, até entrar nos importantes estudos sobre a relação entre trabalho e saúde mental. Ela citou uma pesquisa de Christopher Dejours, pioneiro nesse assunto, que investigou cientificamente as causas dos sofrimentos relacionados ao trabalho e outros estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre os sinais de estress

A psiquiatra conversou sobre as condições de trabalho que podem levar ao adoecimento psíquico, mas ressaltou que não existe um fator de risco para cada doença psicossocial, porque várias condições de trabalho podem gerar esse tipo de transtorno, dependendo de uma combinação de riscos ambientais e características individuais dos próprios profissionais.

Finalizou a palestra apresentando os conceitos, os índices e as formas de prevenção ao suicídio, retomando a questão do “Setembro amarelo”.

 #Paracegover Na imagem está o público do evento vendo a palestrante que está ao fundo da imagem