PREFEITURA DE SÃO PAULO

Capacitação de Doulas Voluntárias da SMS

“A primeira turma de doulas da SMS conta com 16 alunas matriculadas que já estão na fase final do curso e brevemente serão inseridas nos hospitais.”

20/10/2017 14h05

Em 23 de dezembro de 2016, foi criada a lei 16.602 que “Dispõe sobre a permissão da presença de doula durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitado pela parturiente, nas maternidades, hospitais e demais equipamentos da rede municipal de saúde”. Portanto foi necessária a criação de um curso de capacitação para que a Secretaria Municipal da Saúde estivesse de acordo com a mesma.


Para isso, foi criado o Programa de Doulas Voluntárias, que está inserido no Programa Voluntários da Saúde.
A capacitação da primeira turma começou dia 23/08 e terminou dia 05/10, totalizando 40 horas teóricas e agora está acontecendo a vivência dentro das unidades com supervisão das Doulas envolvidas no projeto, essas terão no mínimo 20 horas totais.


As 16 alunas matriculadas também visitaram a Casa Ângela (uma casa de parto) e o Hospital São Luiz Gonzaga, que conta com Doulas em seu quadro há diversos anos.


A primeira turma foi um sucesso e ao final das aulas práticas as alunas serão inseridas nos hospitais. Por esse motivo, intenção é que sejam abertas novas turmas e para poder participar da capacitação, a mulher precisa já ser voluntária em alguma das unidades da SMS, caso não seja, poderá entrar em contato com a Secretaria pelo e-mail: voluntariossaude@prefeitura.sp.gov.br para que possa ser dada a devida orientação.

 

 

 

Marcela Vieira