Lançamento do Programa de Doulas Voluntárias

Na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, também aconteceu o Lançamento do Programa de Doulas Voluntárias da SMS.

 No dia 28 de Agosto (segunda-feira), aconteceu o Lançamento do Programa de Doulas Voluntárias do Município de São Paulo, no auditório do Arquivo do Estado.
O evento que lotou o auditório, contou com um momento cultural com o Coral CECCO TROTE e palestras dos Heróis do Bem e os palhaços da ONG Conta Gotas, todos de forma voluntária.
A mesa de abertura contou com a presença da Dra. Maria da Glória Zenha Wieliczka, Secretária-Adjunta da SMS; Sra. Juliana Cardoso, vereadora; Leonice Castro Pompeu, representando a Chefia de Gabinete da Autarquia Hospitalar Municipal; Volnei Gonçalves Pedroso, Coordenador de Gestão de Pessoas; Sra. Marisa Ferreira da Silva Lima, representando a Área Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria do Estado; Dr. Júlio Mayer De Castro Filho, representando a Coordenação da Atenção Básica e a Área Técnica da Saúde da Mulher; Marcelo Antônio Chaves, representando o Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Sra. Érica Sato, representando as Doulas.
Durante o evento em homenagem aos voluntários houveram depoimentos de pessoas diretamente envolvidas com este programa e também sorteios.


Esta iniciativa serviu, também, para nos informar que toda mulher tem o direito do acompanhamento de uma doula e a luta é para que o parto seja cada vez mais humanizado, até que a violência obstétrica seja reduzida a zero.
A doula não substitui o papel dos profissionais da saúde, ela assume o papel de um “anjo”, que ajuda no momento mais importante de uma mulher. A roda de conversa “Desmistificando a doulagem”, que houve durante o evento, serviu para mostrar a importância das doulas nas maternidades e também de outros trabalhos voltados para o voluntariado.
O voluntariado é considerado pela ONU um dos maiores pesos para o desenvolvimento socioeconômico do país e é um ato extremamente diferenciado e necessário, pois, é uma maneira de expressar o amor ao próximo e também a cidadania.
A ONG Conta Gotas fechou o evento enfatizando justamente que todos nós podemos ser voluntários, onde estivermos, pois, sempre haverá alguém que precise de cuidados.
O sistema c.O.a.t. (Cuidar, Ouvir, Acolher e Transformar), é um método utilizado por este grupo mas que também pode ser usado em qualquer momento de nossa vida em que precisarmos aplicar nosso compromisso, comprometimento e cumplicidade.
O Encontro Municipal de Voluntários e o Lançamento do Programa de Doulas Voluntárias da SMS foi um evento muito emocionante e divertido, explicou perfeitamente como funcionará o projeto, os planos futuros e o ideal desta ação.

 

 

Marcela Vieira