Sobre Edna Muniz de Souza

Foto em preto e branco da Edna Muniz sorrindoEdna Muniz de Souza foi uma Mulher, Negra, foi uma das fundadoras do Grupo Negro da PUC/SP entre 1979 e 1988.
No dia 19/05/1988 ingressa na Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo como Assistente Social na região Norte.

Em 1991 auxilia na fundação do Grupo Soweto.

Em 1995 concluiu a graduação em Psicologia, mesma época que inicia suas atividades no Centro de Estudos da Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

Na década de 90 e em 2005 trabalhou no Centro de Formação (CEFOR), hoje denominada Escola Municipal da Saúde.
Entre 2005 e 2006 atuou na Área Técnica da Saúde da População Negra para na organização da 2ª Conferência Municipal de Saúde da População Negra.

Em 2007 foi referendada pela coordenadora do Coordenação Regional da Saúde do Trabalhador (CRST) Norte por ser referência na área de Saúde Mental do Trabalhador. Neste mesmo ano, passa a trabalhar no gabinete da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em 2012 assumiu a coordenação da Gerência de Desenvolvimento Profissional (GEDEP), aposentou-se das atividades do serviço público em 2013 e faleceu em 2018.Foto tirada da Edna Muniz em uma palestra, falando no microfone.

Edna contribuiu de modo decisivo e enfático para consolidação da politica da população negra para além do ambito municipal, ramo público e privado, abragendo a criação e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e implantação/ implementação do uso do quesito raça cor pelos serviços públicos.

Falar sobre a Edna Muniz de Souza vai muito além do seu histórico profissional.

Edna foi uma Mulher, Negra, assistente social e psicóloga, ativista, mãe, tia, parceira e amiga que perpassou por diversos e diferentes ambitos, lutando pelas causas sociais, saúde do trabalhador e diversidade etnico racial dentro de um ambiente que prevalece os saberes do homem branco.

Figura marcante que mudava a ambiência por onde passava e compartilhava seu conhecimento, bem como da sua amizade, sendo sempre sincera, inclusive nas críticas, mas que tinha a humildade singular.

Para continuidade do seu legado devemos investir em discussões e ações pautadas na sua contribuição social e institucional, o que proporciona acentuado conhecimento para gerações posteriores. Portanto, ha relevancia para criação do Prêmio Edna Muniz.

Foto da Edna Muniz sentada, com uma árvore de fundo