Secretaria Municipal da Saúde

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HISTÓRICO

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Histórico

 

O voluntariado na Secretaria Municipal da Saúde teve início em 1965, juntamente com o Hospital Cármino Carichio, mais conhecido como Tatuapé, que nesta época era um serviço ambulatorial.

Em 1975 a senhora Tide Setúbal criou o CMV- Corpo Municipal de Voluntários, que tinha como atribuições: organizar, capacitar e acompanhar os voluntários da cidade de São Paulo. O foco do trabalho eram os pacientes dos hospitais e prontos socorros e as atividades eram, principalmente, doações de passagens de ônibus, roupas, calçadas e cestas básicas e auxilio nos cuidados com os pacientes.

A alteração do CMV para o Centro de Apoio Social e Atendimento do Município (CASA), ocorreu em janeiro de 1993. Houve pouca alteração em relação à atuação dos voluntários na cidade de São Paulo com exceção dos cuidados ao paciente que passaram a ser de responsabilidade dos profissionais de saúde das respectivas unidades.

Em 2001, o “CASA” teve a finalização de suas atividades e oficialmente extinto em 2002. A partir deste período a responsabilidade sobre os voluntários foi direcionada para cada secretaria.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Decreto Municipal 40.837 de 04 de abril de 2001, instituiu o Serviço Voluntário no âmbito do Sistema Único de Saúde do Município. O Programa “Voluntários da Saúde” ficou vinculado à Coordenação de Gestão de Pessoas na área de Desenvolvimento Organizacional.

A Prefeitura de São Paulo, no intuito de organizar a questão dos voluntários no âmbito da cidade, publicou o decreto 48.696 de 05 de setembro de 2007, instituindo o serviço voluntário no município de São Paulo.

A Secretaria Municipal de São Paulo utiliza o “Sistema de Voluntários” (SISVOL), que auxilia no cadastro e monitoramento do programa, auxiliando no planejamento das ações do Programa “Voluntários da Saúde”, além de integrar a atividade das diversas unidades.