Escola Municipal de Saúde coloca servidoras no centro da campanha do Outubro Rosa

A ação busca conscientizar mulheres e aproximar as funcionárias do assunto

 
 

Por: Laura Leite Pacheco 

 

   A campanha do Outubro Rosa da Escola Municipal de Saúde (EMS) teve como destaque as servidoras que trabalham na escola, com o slogan “Deixe a Vida Mais Cor de Rosa”. A ação contou com posts no Facebook falando sobre os hábitos diários que as mulheres podem adotar para ter uma vida mais saudável e para ficarem mais atentas aos possíveis sinais do câncer de mama. Internamente, uma servidora de cada setor foi escolhida para estampar um cartão que ao puxar mudava a foto de preto-e-branco para rosa.
   Para idealizadora da campanha Waleska Rodrigues, o objetivo do trabalho é mostrar que é preciso se conscientizar no dia-a-dia e não só no Outubro Rosa. Sobre colocar as mulheres da EMS, ela conta que a ideia foi para que as servidoras interagissem e se envolvessem mais: “É importante elas se verem como figura principal, se sentirem parte e que isso seja aplicado na vida delas. Às vezes nós estamos tão centrados no outro que não pensamos na gente”.

 

Foto: campanha do Outubro Rosa com a servidora Lidiane Teixeira Leite, do setor de comunicação

 

   As mulheres retratadas na campanha demonstraram estar satisfeitas com o resultado. A servidora Elizete Gomes da Cruz ressaltou a abrangência e a originalidade da ação: “Poderia ter sido como as outras [ações], que colocam pessoas famosas ou que já tem a imagem ligada a isso e com essa campanha não foi assim. Foi original exatamente por isso, porque são as servidoras que estão participando e lembrando o que o Outubro Rosa significa.” Algumas participantes demonstraram também um pouco de timidez, como Maria de Lourdes Garbui, do núcleo escolar, que se mostrou muito feliz por ser a escolhida do seu setor, mas gostou do fato de o uso das fotos ser parte apenas da campanha interna. “Achei toda campanha muito legal, mas fiquei feliz que era só aqui na escola” comentou.
   Criado em 1990 o Outubro Rosa é campanha mundial que anualmente promove ações para a conscientização, prevenção e tratamento do câncer de mama. No Brasil, é a segunda doença que mais afeta as mulheres. O diagnóstico precoce reduz consideravelmente a chance de óbito.