Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020 | Horário: 15:00

Escola Municipal de Saúde recebe visita técnica do grupo de pesquisa do Instituto de Medicina Social da UERJ

A visita técnica faz parte do Ciclo de Encontros de Apoio Institucional às Escolas de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

 Por Maryane Rodrigues Sales Pereira

Na quinta feira (16/01), foi realizada na Escola Municipal de Saúde (EMS) a primeira visita técnica do Ciclo de Encontros de Apoio Institucional às Escolas de Saúde Pública, feita pela equipe do Centro de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Coletiva (CEPESC), do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ).

O evento faz parte de um processo de pesquisas efetuado pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/SGTES/MS), em parceria com o IMS/UERJ, que tem como objetivo reunir dados organizacionais, gerenciais e pedagógicos das escolas de saúde pública em âmbito estadual e municipal, para que posteriormente seja produzida uma proposta de apoio institucional, que vise contribuir para minimizar as fragilidades que envolvam a educação do trabalhador da saúde.

O evento foi divido em três partes, sendo que a primeira foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Educação da EMS, Betina Black Dalarmelino, que apresentou aos ouvintes a trajetória de trinta anos da escola, os setores, as equipes e os processos de organização que constituem a instituição. Ao decorrer da primeira parte, os coordenadores de cada núcleo apresentaram à equipe de pesquisa da UERJ – composta pelas pesquisadoras: Tânia França, Carinne Magnago, e Soraya Belissario – as dinâmicas organizacionais encontradas nos processos de trabalho da EMS.

Tânia França durante a visita técnica na Escola Municipal de Saúde. Foto: Maryane Rodrigues Sales Pereira

Ao final do evento, a pesquisadora Tânia França, apresentou possíveis soluções para as deficiências dentro das escolas municipais de saúde pública, abrindo, posteriormente, espaço para a roda de conversa. Segundo França, as questões relacionadas à preceptoria devem ser apresentadas a nível nacional, para a formação de políticas públicas que supram deficiências. Além disto, a pesquisadora apontou a possibilidade de uma diretriz nacional e a necessidade de articulação entre as escolas de saúde para que isto aconteça.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação, Betina Black Dalarmelino, “A visita técnica foi muito produtiva. Contou com a presença de grande parte dos trabalhadores de todos os setores da Escola, bem como dos representantes das Escolas Regionais, que participaram ativamente durante a apresentação e durante a Roda de Conversa.” Segundo Dalarmelino, este evento proporcionou a oportunidade de pensar em estratégias para superar algumas fragilidades. Para ela, a roda de conversa possibilitou a reflexão de questões que possam ser compartilhadas nos próximos encontros nacionais, que serão realizados em Brasília nos próximos meses.

Ao final da visita, a equipe de pesquisadoras circulou pelo prédio da EMS, a fim de conhecer a infraestrutura disponibilizada aos trabalhadores da Escola Municipal de Saúde.

Participantes e convidados na visita técnica na Escola Municipal de Saúde. Foto: Maryane Rodrigues Sales Pereira

Link das matérias relacionadas:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=288149
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=290556

 

collections
Galeria de imagens