Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 | Horário: 12:35

Escola Municipal de Saúde e Escolas Municipais de Saúde Regionais realizam capacitação dos estagiários do Programa Saúde Mais Perto – Qualifica Saúde

Os estagiários foram preparados para atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) auxiliando no acolhimento e orientação aos usuários do SUS

 Por Waleska Rodrigues

Aconteceu na última sexta-feira, 11 de outubro, no Auditório da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), o evento de apresentação do Programa Saúde Mais Perto – Qualifica Saúde. O programa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visa dar maior resolutividade e satisfação ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo, aprimorando a qualidade e humanização da assistência.

Estagiárias do programa no evento de lançamento. Foto: Edson Yukio Hatakeyama

As UBSs passarão a ter o apoio de estagiários da área da saúde orientando suas demandas de atendimento. Inicialmente, o projeto conta com a contratação de 350 estudantes de Enfermagem para prestarem esse serviço, e a previsão é de que esse número aumente para quase mil estagiários, incluindo também estudantes de Psicologia e Serviço Social. Será parte das atribuições desses novos colaboradores acolher através da escuta técnica e qualificada, conduzir de forma resolutiva as demandas dos usuários, orientar e informar quanto aos procedimentos, fluxos e serviços da unidade e da rede de atenção à saúde e, juntamente com a equipe multiprofissional, executar ações focadas no alcance dos indicadores e metas definidas no Plano Municipal de Saúde.

A capacitação dos estagiários foi elaborada pela Escola Municipal de Saúde (EMS) e pelas Escolas Municipais de Saúde Regionais (EMSR). Os planos de aulas que foram ministrados para preparar os novos auxiliares incluíram aprendizados sobre a história do SUS, atendimento humanizado, Redes de Atenção, cidadania, ética, questões raciais e de gênero, práticas inclusivas para deficientes e idosos, comunicação empática, além de processos e relações de trabalho cartesianas e proativas.

Profissionais da EMS e EMSR conduzindo a recepção dos estagiários. Foto: Waleska Rodrigues

A Psicóloga da EMSR Sudeste, Carmen Tereza Gonçalves Trautwein, falou sobre o propósito da capacitação: “No curso inicial, o nosso objetivo é levantar quais conhecimentos eles já possuem e verificar o que precisa ser atualizado, sistematizado para minimizar preconceitos, ampliar o olhar e principalmente, fundamentar conceitos.” Essa mediação de conhecimentos foi feita através da troca de experiências de forma dialogada, construção coletiva, discussões sobre conteúdo teórico e trabalhos em grupo para estimular a integração e interação entre os participantes.

A percepção das equipes das Escolas Municipais de Saúde Regionais após as aulas foi de que os estagiários se sentiram mais seguros e motivados por receberem a preparação necessária para o desempenho da função: “No primeiro contato com os estudantes na entrevista de seleção notamos que muitos deles demonstraram conhecimento teórico sobre o SUS. Ao final das capacitações notamos que muitos mudaram o conceito do papel e importância do SUS”, disse Noêmia Oliveira, da EMSR Leste.

O evento de lançamento contou com a presença e discurso do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, do Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, e da Diretora da Divisão de Desenvolvimento de Carreiras, Claudia de Crescenzo, todos enfatizando a importância da contribuição que o programa trará para a realidade das unidades da SMS e para esses futuros profissionais de saúde que se desenvolverão vivenciando a experiência das diretrizes do SUS desde sua formação.

Abertura com a presença do Prefeito Bruno Covas e do Secretário da Saúde Edson Aparecido. Foto: Waleska Rodrigues

Claudia de Crescenzo da Divisão de Desenvolvimento de Carreiras falando sobre as capacitações dos estagiários. Foto: Waleska Rodrigues

collections
Galeria de imagens