Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 15 de Março de 2019 | Horário: 12:13

Curso "Detecção precoce de Transtornos Graves na Infância e a Medicalização" promove espaço de discussão para estratégias de intervenção na Rede

O curso faz parte do Projeto Rede Sampa para a capacitação da Rede de Atenção Psicossocial no município.

O Curso "Detecção precoce de Transtornos graves na infância e a medicalização" teve como objetivo principal discorrer sobre o desenvolvimento infantil do bebê, entre 0 e 3 anos, em especial no que tange a sua estruturação psíquica, apresentando estratégias e recursos que permitam aos profissionais o acolhimento ao bebê em sofrimento, bem como aos seus familiares e cuidadores.

O programa do curso apresentou estratégias de intervenção para a melhoria das aquisições instrumentais (linguagem, motricidade, cognição) e o fortalecimento do vínculo mãe/bebê.

Esta abordagem parte das concepções de prevenção primária e terciária e procura evitar a psicopatologização e a medicalização precoce, que incidem fortemente nos dias atuais e “produzem” epidemias diagnósticas que atingem a população nesta idade, como o que vemos acontecendo com o Transtorno do Espctro Autista (TEA).

O público alvo do curso foram os profissionais da Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família (UBS, ESF), Centros Especializado em Reabilitação (CER) e Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS IJ). Em especial foram convidados médicos e enfermeiros responsáveis pelo acompanhamento dos bebês nas unidades básicas de saúde.

Entre julho e dezembro de 2018, foram realizadas 11 (onze) turmas nas Escolas Municipais de Saúde Regionais, oportunizando a participação de profissionais de todas as regiões. Foram 493 inscritos, 284 concluintes. Deste total, tivemos a participação de 87 médicos.

No dia 15 de março de 2019 foram convidados os interlocutores de Saúde Mental e da Infância e Adolescência tanto do Gabinete da SMS quanto das regiões de saúde para uma apresentação da coordenadora do curso, Prof. Dra. Julieta Jerusalinsk. A partir da apresentação dos conteúdos, metodologias e abordagens de intervenção, a Escola Municipal de Saúde promoveu a avaliação do curso, abrindo espaço para a construção das pactuações necessárias para a implantação das estratégias de intervenção na Rede.

 

Rede Sampa Deteccao Precoce

Rede Sampa Deteccao Precoce

Rede Sampa Deteccao Precoce

collections
Galeria de imagens