Recepção dos Ingressantes do Programa de Residência Médica Uni e Multiprofissional 2018

Aula inaugural de residência médica foi ministrada pelo secretário municipal da saúde

 Por Carla Caroline e João Pedro K. Pierro

Na última quinta-feira (01/02/2018), ocorreu no auditório da faculdade Uninove campus Vergueiro o evento de recepção dos novos Residentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e estavam presentes alunos de todas as especialidades médicas.

A primeira palestra foi ministrada pelo dr. Paulo Fernando Constâncio de Souza, coordenador da Coordenação Municipal de Residência (Comure). Ele fez uma apresentação sobre como se organiza a Residência em Rede e qual o papel do preceptor na orientação dos residentes. Em seguida foi formada a mesa com participantes para darem as boas-vindas aos alunos, entre eles o secretario municipal de Saúde, a coordenadora de gestão de pessoas, dra. Jane Abrahão Marinho e a diretora do Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde (CEDEPS), Sandra Regina de Godoy.

Após as boas-vindas de cada integrante da mesa, o secretario municipal da saúde ministrou uma aula inaugural para os residentes. Primeiro ele começou falando da constituição do Brasil, citou o Artigo 196 da Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, ao dizer que a saúde é direito de todos e dever do estado e explicou como surgiu o Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seguida falou da importância de identificar a oferta e a demanda na saúde, para que os profissionais possam indicar para onde as pessoas devem ir de acordo com a sua necessidade, mostrou dados gráficos de porcentagem de doenças em cada região da cidade, salientou a importância dos funcionários da saúde identificarem doenças de baixa, média, alta e altíssima complexidade a fim de direcionar cada caso corretamente. Por fim aconselhou que cada aluno buscasse um assunto para se especializar e se torna especialista nisso, pois assim iria se destacar, e completou dizendo, “a medicina é a ciência das verdades provisórias”. Ele agradeceu a participação e encerrou os trabalhos pela manhã.

No período da tarde, a Coordenadora da Residência Multiprofissional da Saúde (Coremu), dra. Valnice Nogueira fez a recepção dos ingressantes e apresentou-lhes os objetivos do programa, que são: acolhimento, documentos relevantes ao processo de trabalho do residente e instituição de saúde e a estruturação de relações interpessoais. Além disso, a dra. Valnice falou sobre o município de São Paulo, contou um pouco da história da residência uni e multiprofissional e também apresentou as propostas, que vão de apresentação da instituição/cenários de prática até o conhecimento das normas institucionais.

Na segunda parte do evento foi feita uma mesa redonda sobre Experiências da Residência Uni e Multiprofissional. A mesa foi mediada pelo Coordenador do Programa de Residência Uniprofissional em Bucomaxilofacial Hospitalar, Basílio Milani  e teve a participação de três ex-residentes, Cassia dos Santos Andrade (Intensivismo), Vanessa Mello de Moura (Neonato), Fábio Lopes Duarte (Bucomaxilofacial) que contaram um pouco de suas experiências na residência e os ensinamentos que eles levam até hoje para os que estão ingressando no programa. Ao final a diretora do Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde (Cedesp), Sandra Regina de Godoy, voltou a falar parabenizando os ingressantes e junto com a coordenadora da Coremu encerrou o evento agradecendo a todos do programa de residência uni e multiprofissional.