Cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata são questões levantadas pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

Nos dias 13 e 14 de novembro ocorreu o evento voltado para a Atenção Integral à Saúde do Homem

 Por João Pedro Pierro

No Brasil, os homens vivem em média 7,2 anos a menos que as mulheres. Os motivos para isso estão diretamente ligados à violência e acidentes de trânsito, além de infartos e doenças cardiovasculares. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e, no mundo, é o sexto tipo mais comum e o mais prevalente em homens.

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em agosto de 2016 revelou que, pelo menos, 31% dos homens brasileiros não têm o hábito de ir ao médico. Em um outro levantamento, do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência de familiares.

Neste mês de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) organizou diversas ações com o apoio das regiões para levantar a questão do cuidado com a saúde do homem e para a prevenção do câncer de próstata. Nos dias 13 e 14 de novembro ocorreu o evento voltado para a Atenção Integral à Saúde do Homem, no qual, Marcia Massironi, coordenadora de Saúde do Homem na SMS-SP ressaltou a importância da prevenção para os homens: “O homem é menos preventivo, ele procura menos o médico, o autocuidado é mais associado às mulheres. O que acontece, o homem morre mais cedo, ele adoece de algumas questões que poderiam ser prevenidas se a intervenção fosse feita em um momento oportuno e ele acaba indo para o sistema de saúde já com o agravo, uma doença instalada”. Marcia completa falando sobre os problemas da falta de prevenção: “isso é ruim para ele, interfere na qualidade de vida dele, da família, no rendimento dele no trabalho e para o custo do sistema de saúde”.

O objetivo do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde apresentado neste evento é trazer à tona a temática da saúde do homem, e pelo Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde, que é uma ferramenta que busca contextualizar a importância do envolvimento consciente e ativo de homens adolescentes, jovens adultos e idosos em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo.

 

- Para mais ações do Novembro Azul:

- “Novembro azul no CEDEPS”: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/cedeps/noticias/?p=244848

- Mais notícias sobre o Novembro Azul na Secretaria Municipal da Saúde:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?q=novembro+azul

 

Para saber mais:

- “Dermatoses na Atenção Básica | Formação em Debate”
https://www.youtube.com/watch?v=wE3w4mhdQ9w


- “Rastreamento do Câncer de Próstata | Aula Aberta”
https://www.youtube.com/watch?v=DgomADAqxWM


- “Saúde do Homem | Formação em Debate”
https://www.youtube.com/watch?v=9MhyhFvipqE


- Novembro Azul (2016)
https://www.youtube.com/watch?v=hc3KU8SQNLQ