Tecnologia da Informação Hospitalar

Sistema de informação hospitalar é um sistema desenhado para auxiliar na gestão de toda a informação clínica e administrativa da instituição, e melhorar a qualidade da prestação de cuidados de saúde.

Este é um dos projetos da Autarquia Hospitalar Municipal dentro do plano plurianual 2010/2013, com implantação e manutenção de gestão hospitalar informatizada, permitindo o registro dos dados demográficos dos doentes, bem como dados do funcionamento da instituição, e também do registro dos dados relativos aos custos ou receitas de serviços prestados. Uma vez implantado o sistema, ele permitirá a regulação de todos os leitos da rede hospitalar.

A atualização do sistema de informação em saúde da AHM começa com a implantação dos módulos de gerenciamento de suprimentos (almoxarifado e farmácia), recursos humanos e patrimônio. Em seguida a contratação de software de gestão hospitalar, que atenda a todas as funcionalidades médico administrativas dos estabelecimentos de saúde do município de São Paulo. Após a instalação da infra-estrutura e treinamento, inicia-se o desenvolvimento da regulação de leitos da AHM.

Isto permitirá a integração do sistema SGIH (Sistema de Gestão Informatizada Hospitalar) aos sistemas utilizados na atenção básica.

Sabe-se que é através do aumento da eficiência da atenção básica, que foi definida pela Organização Mundial da Saúde como "Atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade por meios aceitáveis para eles e a um custo que tanto a comunidade como o país possa arcar em cada estágio de seu desenvolvimento, um espírito de autoconfiança e autodeterminação. É parte integral do sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde", que a AHM conseguirá obter um impacto positivo a longo prazo nos custos da prestação de cuidados de saúde.