Hospital Municipal Prof. Mário Degni utiliza Plano Terapêutico Singular (PTS) para o atendimento humanizado

Equipe multidisciplinar tem como objetivo facilitar o atendimento e integração entre paciente e família.

 O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de condutas/ações/medidas, de caráter clínico ou não, propostas para dialogar com as necessidades de saúde de um sujeito individual ou coletivo, geralmente em situações mais complexas, construídas a partir da discussão de uma equipe multidisciplinar.

O Hospital Municipal Mário Degni tem como uma de suas principais marcas, o atendimento humanizado. A unidade tem uma grande quantidade de pacientes que internam e são portadores de patologias crônicas, que muitas vezes evoluem para estágios avançados e passam a demandar cuidados especiais que dependem de vários profissionais.
O Hospital conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicóloga, fisioterapeutas, nutróloga, fonoaudiólogas, que discutem esses casos semanalmente propondo um Plano Terapêutico Singular (PTS) e, quando necessário envolvem os familiares e as Equipes Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMADs) da região. Em relação ao paciente, a equipe está conseguindo realizar uma gama de cuidados com muito mais eficiência e mais humanização. O acolhimento familiar tem o objetivo de diminuir toda a ansiedade que o paciente sente no momento da alta, esclarecendo dúvidas, colaborando na solução das dificuldades que o cuidado de um paciente neste perfil apresenta. Há ganho em qualidade no atendimento, e um ganho muito expressivo nos indicadores hospitalares, uma vez que diminui a permanência hospitalar, aumentando a disponibilidade e utilização de leitos. Antes da implantação do PTS, alguns pacientes ficavam internados por até dois meses, atualmente a média é de 6 dias.
Além das visitas “à beira leito”, uma vez por mês, a unidade programa aulas com temas livres, porém de assuntos que estão relacionados a esses pacientes.

 


No dia 7 de novembro, a aula para a equipe de enfermagem foi sobre Dietoterapia no tratamento das Lesões por Pressão (LPP), ministrada pela Nutricionista Juliana Fazoli pela Nutricionista Lilian Oliveira.