Hospital e Maternidade Prof. Mario Degni recebe selo Hospital Amigo da Criança

Unidade recebe selo que atende os Dez Passos do Aleitamento Materno definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Fundo das Nações Unidas para a Infância ( Unicef).

 O Hospital e Maternidade Prof. Mário Degni, localizado na região do Rio Pequeno, zona Oeste da cidade, recebeu no dia 1 de novembro o selo “Hospital Amigo da Criança” (IHAC) com 100% de recertificação nos 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), foi idealizado em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef e premia com selo as instituições que tenham como estratégia a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher, no âmbito do Sistema Único de Saúde(SUS).
No total são mais de 19 mil Hospitais Amigos da Criança em todo mundo, sendo 329 no Brasil (148 no nordeste, 69 no sudeste, 38 no centro-oeste, 52 no sul e 22 no norte).

 

Da esquerda para a direita, a psicóloga Sabrina Bitelli, a enfermeira Aline Trevisan, a gerente de enfermagem Dilma Puccini, a enfermeira Mirian Rabello, a psicóloga Solange Freitas, a enfermeira Lucinéia Tosarelli, a doutora Lygia Border e a enfermeira Carmen Molica.

 

Conheça os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno:


1. Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados da saúde.
2. Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar essa política.
3. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno.
4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se separadas dos seus filhos.
6. Não oferecer aos recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos - 24 horas por dia.
8. Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.
9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10.Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.