Prefeitura convoca a cidade de São Paulo para enfrentar o sarampo

Vacinar é a única proteção contra a doença que teve crescimento mundial de 300% em 2019

 

A coletiva foi realizada para mobilização contra o sarampo, com a presença do secretário Edson Aparecido e do prefeito Bruno Covas

A Prefeitura de São Paulo quer mobilizar a população e organizações da cidade para a campanha de vacinação contra o sarampo. Segundo as autoridades de saúde a capital paulista precisa vacinar todas as pessoas com idade entre 15 e 29 anos para barrar com eficiência o avanço da doença, uma população estimada em 2,9 milhões. Para imunizar esta multidão de jovens, não basta o empenho dos profissionais de Saúde. Toda a sociedade precisa se mobilizar contra a doença, que pode ter serias complicações respiratórias e neurológicas e até mesmo levar à morte.

Este é o ponto central da entrevista concedida nesta segunda-feira 22, pelo prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas e o Secretario Municipal da Saúde, Edson Aparecido sobre Ação e Combate ao Sarampo. A vacina é segura e eficaz contra a doença.

“Temos 363 casos de sarampo. E esse recrudescimento da doença vem em decorrência especialmente do fato de as pessoas terem decidido não tomar vacina e isso se deve em grande parte às fake news que vem se espalhando pela internet”, comentou o prefeito Bruno Covas. “Esse número crescente leva o poder público a ter ações conjuntas com as mais variadas esferas de poder. Esse não é um problema da Prefeitura, é um problema de saúde pública, por isso, envolvemos outros agentes públicos, para que o percentual de vacinação seja efetivo”, acrescentou Covas.

O avanço da doença é um fenômeno global. A Organização Mundial de Saúde identificou surtos de sarampo em 170 países desde 2017. Este ano, o número de casos da doença cresceu, no mundo todo, registrando um aumento de 300% na comparação com 2018. A cidade de Nova Iorque chegou a entrar em alerta por causa da doença.

Em 2018, na campanha nacional de vacinação específica para crianças de 1 a 4 anos, a cidade de São Paulo ultrapassou a meta de vacinação de 95% garantindo uma forte barreira contra o sarampo com 567.824 doses aplicadas. Em 2019, um número maior do que totalidade das crianças nascidas no município tomaram a dose indicada com 1 ano de idade.

Os primeiros casos na cidade de São Paulo surgiram a partir de fevereiro, importados da Noruega, Malta e Israel. Desde então a COVISA já fez 1.185 ações de bloqueio vacinal com aplicação de 48.655 doses de vacina em ações seletivas, nos locais por onde as pessoas com suspeita de sarampo circularam. Hoje a cidade tem 363 casos confirmados.

Uma pessoa com sarampo pode contaminar outras 18, o que exige uma investigação minuciosa de cada caso suspeito para mapear seus movimentos até seis dias antes do aparecimento dos sintomas. Por isso, os bloqueios do vírus, com vacinação porta a porta, ocorrem na vizinhança da residência, locais de trabalho, estudo e espaços onde o paciente transitou no período de transmissão da doença.

No Sábado, 20 de junho durante o segundo Dia D de mobilização contra o sarampo na cidade 57.034 pessoas, foram vacinadas. A campanha começou em 10 de junho e desde então 207.696 doses da vacina tríplice viral foram aplicadas.

A prefeitura quer que as pessoas e organizações da cidade se envolvam mais diretamente no enfrentamento ao sarampo. Participar não é apenas ter a idade certa e se vacinar, as pessoas precisam alertar amigos e parentes sobre o problema para que se convençam a tomar a vacina.

As empresas e organizações podem ter uma participação muito relevante ao estimular funcionários e colaboradores. Podem, também, abrir as portas para a campanha de vacinação. Levar a campanha para dentro das escolas e universidades também vai aproximar as pessoas da proteção que precisam.

A SMS promoveu uma reunião no dia 24 de junho para buscar parceria com 20 universidades visando ampliar as ações de vacinação.

A SMS promoveu a capacitação de 900 profissionais no manejo clínico específico do sarampo que abrange desde a identificação dos sintomas, orientações para diagnóstico e tratamento da doença. Estes profissionais voltaram para suas unidades e agem como multiplicadores destas práticas e ações.

No último dia 10 de julho a vacinação passou a ser indicada para todas as pessoas de 15 a 29 anos, independentemente de já terem sido vacinadas a campanha deve se estender até 16 de agosto.

Ações de enfrentamento ao Sarampo

• 2018 - A cidade de São Paulo ultrapassou a meta de vacinação de 96% das crianças de 1 a 4 anos com 567.824 doses aplicadas.

• Em 2019 mais da totalidade das crianças nascidas no município tomaram a dose indicada com 1 ano de idade.

• 1.185 bloqueios seletivos com 48.655 doses de vacina aplicadas em casas, prédios, escolas, trabalho e nos locais de convivo de pessoas que se contaminaram com a doença.

• 10/6 - início da campanha para o Público de 15 a 29 anos que não tomaram a 2ª dose indicada pelo Ministério da Saúde;

• 24/6 - SMS promove reunião com 20 instituições de ensino superior da capital para desenvolver e planejar ações de vacinação;

• 29/06 - 1º Dia D com intensificação de vacinação da população de 15 a 29 anos com mais de 27 mil vacinas foram aplicadas.

• 10/7 - Ampliação da vacinação para todas as pessoas entre 15 e 29 anos mesmo com a vacina em dia;

• 18/07 - Capacitação de profissionais da saúde no manejo clínico específico do sarampo;

• 20/07 - 2º Dia D de intensificação da vacinação da população de 15 a 29 anos, mais de 57 mil vacinas foram aplicadas;

• 207 mil doses de vacina foram aplicadas na campanha desde o dia 10 de junho.