Seminário da Saúde discute parceria com Organizações Sociais

Evento promove debate a partir da apresentação das experiências locais e internacionais na prestação de serviços públicos na área da Saúde

Seguindo a diretriz de buscar sempre o aprimoramento da gestão que resulte em melhoria da qualidade dos serviços de saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) promovem, nesta quinta-feira (27), o seminário “Os desafios do SUS em São Paulo: as parcerias com Organizações Sociais”.

O evento ocorre no Braston Hotel São Paulo e conta com a participação de importantes especialistas internacionais da LSE Health, ligada à London School of Economics and Political Science. A experiência britânica em parcerias para a prestação de serviços públicos na área de saúde - referência internacional - será apresentada com as palestras do professor do departamento de Economia da Saúde Alistair Macguire e do professor Dr. Tom Aslan, que irão abordar as principais características, experiências e inovação do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. A programação prevê também painéis com aspectos comparativos com as experiências locais acumuladas, sobretudo nos contratos de gestão, firmados entre a administração da Saúde municipal e as Organizações Sociais.

O seminário vai analisar do modelo atual de monitoramento desses contratos e oferecer um espaço comum de reflexão e proposição de melhorias. Atualmente, 633 equipamentos de saúde do município são administrados por nove parceiros, totalizando 22 Contratos de Gestão. A Secretaria tem a obrigação de acompanhar estes contratos e zelar para que a população receba os serviços de saúde de forma cada vez mais adequada.

“As OS dão uma contribuição importante para a Saúde de São Paulo, e a atual gestão vem aprimorando as ferramentas de gestão para garantir atendimento de qualidade ao cidadão da capital, mas ainda há espaço para melhorar as formas de controle nos contratos de gestão firmados com essas entidades”, afirma o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

O seminário é uma oportunidade para atualizar o modelo de acompanhamento que é feito em três dimensões: quantitativo, equipe mínima e indicadores de qualidade. As reflexões oriundas dos painéis, devem considerar temas como: desempenho na contratualização de serviços; qualidade; estrutura de incentivos; medição da satisfação de usuários; fontes de informações e indicadores; construção e coerência dos indicadores; remuneração variável; e competição administrada entre as prestadoras.

O evento contará com a participação do Prefeito Bruno Covas, do atual secretário municipal da saúde de São Paulo, Edson Aparecido, e do ex-secretário municipal da Saúde, Januario Montone, responsável pela implantação do modelo na cidade de São Paulo. Os secretários participam do painel que apresentará o modelo local, traçando um panorama das Organizações Sociais na rede de saúde do município.

Sobre os palestrantes:

Prof. Alistair McGuire é coordenador de Economia da Saúde no Departamento de Política de Saúde da London School of Economics and Political Science (LSE). Foi professor de economia na City, University of London e na Universidade de Oxford. McGuire também foi professor visitante na Universidade de Harvard, na Universidade de Sydney, na Universidade de York e na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona. É conselheiro de diversos órgãos públicos e governos, incluindo Governo do Reino Unido, Comissão Britânica de Competitividade, Conselho Britânico de Pesquisa Médica (MRC), comitês do Instituto Nacional de Excelência em Saúde (NICE), Instituto Alemão de Qualidade e Eficiência em Saúde (IQWiG), Governo da Suécia, Coréia do Sul, México e Colômbia, além de organizações internacionais, como Banco Mundial, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo Monetário Internacional (FMI) e de seguradoras e farmacêuticas. É autor de diversos livros e publicou mais de 150 artigos sobre economia da saúde.

Dr. Tom Aslan é clínico geral com mais de 20 anos de experiência, mestre em Políticas de Saúde e Economia pela London School of Economics and Political Science (LSE), possui especial interesse no planejamento e licitação de serviços de saúde e em sistemas integrados. Já atuou em diferentes regiões do Reino Unido e Nova Zelândia, em diversas especialidades clínicas, tanto em hospitais como na rede básica de saúde. É membro do conselho da federação das unidades de atenção primária - Haverstock Health. Também integrou o comitê de avaliação do NICE (Instituto Nacional de Excelência em Saúde do Reino Unido) por 5 anos.

Edson Aparecido é secretário municipal da Saúde de São Paulo. Formado em história pela PUC-SP, iniciou sua vida política na década de 1970 no movimento estudantil, tendo participado das principais campanhas pela redemocratização do país. Foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), além de presidente estadual e do diretório municipal na capital paulista na legenda.

Januario Montone foi Secretário Municipal da Saúde de São Paulo (2007 a 2012) e de Gestão (2005 a 2007). Esteve a frente da SMS na época de implantação do modelo de parceria com Organizações Sociais. Na administração pública há mais de vinte anos, participou do processo de regulação do setor de saúde suplementar e da criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da qual foi o primeiro Diretor-Presidente (1999 a 2003).

Serviço:
Data: 27 de junho de 2019
Horário: Das 8h30 às 17h45
Local: Braston Hotel São Paulo – Sala Topázio
Rua Martins Fontes, 330.