Evento Dia do Ouvidor - AHM

Um café para o Ouvidor, por favor.

 Por Danielle Meniche Cruz

Dia 16 de março, é comemorado o Dia do Ouvidor e nessa data a Ouvidoria Central da Autarquia Hospitalar Municipal  promoveu o primeiro encontro comemorativo: “Um Café para o Ouvidor, por favor” direcionado aos profissionais atuantes nas unidades.

O encontro foi dinâmico e foram debatidos temas como: o aperfeiçoamento do serviço de ouvidoria, a renovação do compromisso do ouvidor com a população e o reconhecimento do profissional. A abertura foi realizada pela Sra. Tânia Maria Pimentel Pedroso, Chefe de Gabinete da AHM, que parabenizou a equipe, destacou a importância e a consciência dos profissionais que atuam em contato direto com os usuários.

A coordenadora da Ouvidoria Central da AHM, Leila Tufano ressaltou o compromisso com a ética, o bom relacionamento com as áreas técnicas, a importância da presença do ouvidor na reunião dos conselhos gestores de suas unidades e a divulgação dos indicadores nos relatórios da Ouvidoria.

O palestrante Marcelo Andrade Lopes, psicólogo, do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo) abordou o tema da comunicação não violenta através da palestra “Forte, ou mais fraco, adoça ou amargo? Você que escolhe!
Suas palavras resgataram o entusiasmo e a motivação para um atendimento qualificado.

O evento reafirmou a união entre os ouvidores, que são os canais de acesso do usuário com a gestão e de acordo com a análise qualitativa das demandas de 2017, obteve-se como diagnóstico a necessidade de promover uma oficina de acolhimento/escuta qualificada, que contará com o apoio do psicólogo Marcelo Andrade Lopes utilizando como metodologia a comunicação não violenta.

O encerramento do evento contou com uma dinâmica e uma reflexão pessoal entre os participantes sobre os temas abordados, além disso, foi desenvolvida por Danielle Meniche Cruz, assessora de comunicação e imprensa da AHM, uma atividade de Reiki, que compõe o rol do SUS de práticas integrativas.
A atividade teve como objetivo despertar no ouvidor a busca pelo próprio equilíbrio e bem estar, consequentemente melhor qualidade de vida no trabalho.

        
Foto: Ouvidores AHM e convidados