Autarquia é destaque em encontro sobre voluntariado

Profissionais de hospitais divulgaram ações, projetos e trocaram experiências

Por Jonathan Muniz

Participaram profissionais de diversas unidades
 

Profissionais que atuam em unidades das regiões Centro, Oeste e Sudeste, como também da sede da AHM (Autarquia Hospitalar Municipal), participaram do 3º Encontro de Voluntariado, realizado no auditório do HSPM (Hospital do Servidor Público Municipal). O foco principal do evento foi a divulgação de ações e projetos que cada hospital realiza.

Ana Cecília Freitas, voluntária e chefe de equipe na AHM, ressaltou que cada encontro tem características únicas e específicas, que o tornam cada vez mais especial. “Em cada encontro é fortalecida, fomentada e valorizada a participação, não só daquela região, mas de todas. Seja no intuito de prestigiar a região promotora ou na troca de experiências”, afirmou.

Cada hospital participante levou um representante para apresentar as ações realizadas. A mobilização e os encontros criam um ambiente motivacional para os voluntários e também para os coordenados. Participaram representantes dos hospitais Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara), Hospital e Maternidade Prof. Mario Degni, Dr. Benedicto Montenegro, Menino Jesus, Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé) e Dr. Ignácio de Proença Gouveia (Mooca).

 



O evento serviu para celebrar troca de experiências
 


Voluntários em qualquer lugar


Os participaram ressaltaram a importância de exercer o voluntariado em uma unidade hospitalar. “Somos voluntários na saúde e podemos, sim, arrancar um sorriso, um agradecimento, um carinho. Tenho muito a impressão que recebemos mais do que doamos”, contou Ana Cecília. Ser voluntário é doar seu tempo e conhecimento em prol da sociedade, assim é a visão de muitos participantes. Para a coordenadora de Voluntariado e Brinquedoteca do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, Luneide Rodrigues Raspanti, o trabalho que existe é consistente. “Temos voluntários com perfil diferenciado, dedicados e que não estão aqui só para preencher o tempo, mas por uma questão maior de sentimento interior, de ver o bem-estar do próximo e sentir a alegria na alma, em poder melhorar a vida de quem muitas vezes não tem ninguém que olhe por ele”, disse.

“O encontro foi perfeito. Os depoimentos dos voluntários tocaram fundo em nossos corações. Todos estão de parabéns”, afirmou a supervisora técnica do Serviço Social do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, Marli Felix de Souza.

Ações Voluntárias

Das diversas ações realizadas, os destaque foram:

• Capacitação de recursos; roupas; material de higiene; livros; calçados; brinquedos; doações de empresas, funcionários e pacientes.
• Cuidado assistencial; carrinho de chá; biblioteca móvel; “Quero te escutar”; brinquedoteca.
• Realização de eventos com datas comemorativas; visitas dos Doutores da Alegria, Canto Cidadão e demais ONGs.
• Humanização como acolhimento.

O evento contou com palestras que motivaram todos os participantes, “O encontro foi muito bom, principalmente porque aumentou a autoestima de todos os voluntários, eles se sentiram recompensados pelo trabalho e o incentivo dado no último encontro. Os voluntários voltaram motivados e também nós, coordenadores, ficamos mais incentivados para inovar nas tarefas e ações dentro da unidade”, contou Marineusa Jesus Ferreira Bastos, psicóloga do Hospital do Tatuapé.

No encerramento, o palestrante Roberto Ravagnani, radialista, consultor, mestre de cerimônias e fundador da ONG Canto cidadão, realizou uma palestra alegre e conscientizadora sobre as ações e atitudes que podem promover o voluntariado. Com um momento descontraído, mas focado em assuntos de responsabilidade social, ele proporcionou interação entre os participantes.

Voluntários do grupo Operação Conta Gotas se apresentam em vários hospitais