Hospital do Tatuapé é referência no atendimento a queimados

Centro de Tratamento da unidade realiza 800 atendimentos ambulatoriais por mês

 
Hospital conta com 22 leitos de enfermaria e 4 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos

Por Aurelia Oliveira Brito
Foto: Edson Hatakeyama

No Brasil ocorrem mais de um milhão de casos de acidentes por queimaduras por ano. Destes, 2.500 levam à morte e dois terços ocorrem dentro de casa, envolvendo crianças. A maioria dos casos ocorre na cozinha. O Hospital Municipal do Tatuapé é referência no atendimento contra queimaduras, possuindo o CTQ (Centro de Tratamento de Queimados) reformado recentemente. Com as melhorias, o centro cirúrgico, que antes contava com uma sala de cirurgia, agora conta com duas salas. Criou-se a RPA (Recuperação Pós-Anestésica) com dois leitos e aumento também de dois leitos de enfermaria.
Com 22 leitos de enfermaria e mais quatro leitos de Unidade de Cuidados Intensivos, destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes queimados, o CTQ do Hospital Municipal do Tatuapé chega a realizar, por mês, cerca de 800 atendimentos ambulatoriais. Também faz 200 atendimentos no pronto-socorro, 40 internações e aproximadamente 50 cirurgias por mês. O centro conta ainda com uma equipe especializada e multiprofissional formada por cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e nutricionista.
Prevenção
A prevenção dos acidentes que levam às queimaduras é muito importante. Elas são causadas por vários agentes, como calor, energia elétrica, radiação, produtos químicos e queimaduras biológicas, entre outros.
Em caso de acidente, procure sempre um serviço especializado. Nunca coloque qualquer medicamento, pomada ou clara de ovo, sobre o local afetado. A orientação é lavar em água corrente e cobrir com um pano limpo antes de ir ao hospital.