Hospital Tide Setúbal tem nova ala de saúde mental

Antes dividida em dois andares, no primeiro e terceiro pavimento, a reestruturação unificou todo o serviço no primeiro andar. A reforma começou em abril e o investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil; Nova ala conta com 29 leitos

 

 Secretário Alexandre Padilha e diretor Vagner Vasconcelos visitam novas instalações

 

Funcionários da unidade celebram nova conquista para a saúde mental da Zona Leste 

 

 

Por Cristiane Cibele e Luciano Cavenagui

O Hospital Municipal Tide Setúbal, localizado em São Miguel Paulista, na Zona Leste, inaugurou nesta quarta-feira (29) a nova ala de saúde mental. Antes dividida em dois andares, no primeiro e terceiro pavimento, a reestruturação unificou todo o serviço no primeiro andar. A reforma começou em abril e o investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil. O objetivo é proporcionar cuidado integral ao paciente, com atuação conjunta da equipe multiprofissional. A direção da unidade considera que as melhorias vão qualificar a humanização no atendimento. A cerimônia de entrega do espaço contou com a presença do secretário municipal da saúde Alexandre Padilha, do diretor-técnico Vagner Vasconcelos, conselheiros e profissionais do hospital.

“A nova ala do Hospital Tide Setubal é mais um passo que está sendo dado na cidade de São Paulo para a inclusão de pacientes de saúde mental. As equipes atuam de forma humanizada em espaços mais adequados, contato com a natureza, visita dos familiares e, desde 2013, a Prefeitura já inaugurou 8 novos Centros de Atenção Psicossocial, somando 84, e ampliou o Programa De Braços Abertos, com a oferta de moradia, assistência social, trabalho e que a partir de agora também será expandido para todas as regiões do município”, afirmou o secretário Alexandre Padilha.

Infraestrutura

A enfermaria do espaço passa a contar agora com dois consultórios, que possibilitam escuta qualificada e sigilosa. Também foi instalada uma sala de atividade multiprofissional, que proporciona espaço de atividades em grupo, além de um solário. A nova ala conta com 29 leitos.

O diretor-técnico Vagner Vasconcelos destaca a importância da internação em hospital geral para a atenção ampliada aos pacientes com sofrimentos mentais e outras patologias, como diabetes e hipertensão arterial. “O acesso a equipes multiprofissionais agiliza a intervenção para que o sofrimento seja atenuado e a permanência em ambientes não-hostis melhora a qualidade do atendimento de um usuário que não deve ser isolado, e sim reintegrado o mais breve possível ao convívio social”, argumentou.

Neste ano, a média é de 300 atendimentos mensais no departamento. A equipe que atua no local é formada por sete médicos psiquiatras, duas psicólogas, dois terapeutas ocupacionais, uma assistente social, dois assistentes administrativos e profissionais de enfermagem.

O hospital realiza por mês, em média, 13 mil atendimentos de urgência, emergência e ambulatorial. Em maio, começou a ser instalado na unidade o NIR (Núcleo Interno de Regulação), formado por uma equipe multiprofissional. Tem como objetivo principal regular com eficiência o uso dos leitos conforme as vagas disponíveis, sempre mantendo a qualidade assistencial. Com isso, mais pacientes são atendidos.