UPA Vila Santa Catarina recebe visita de prefeitos e secretários de Saúde do Chile

UPA Vila Santa Catarina recebe visita de prefeitos e secretários de Saúde do Chile

 

 Por Ana Paula Costa

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Santa Catarina recebeu, nesta quarta-feira (11) a visita de 15 representantes da Associação Chilena dos Municípios. A delegação chilena é composta por três prefeitos, dez diretores de Saúde (cargo correspondente ao de secretário de Saúde), um secretário executivo e uma diretora da comissão de Saúde da associação.

Os visitantes conheceram as dependências da UPA, em companhia do diretor-técnico Carlos Alberto Eduardo Gomes e de membros da administração da UPA, AHM (Autarquia Hospitalar Municipal) e Coordenadoria de Saúde Sudeste. Os visitantes foram apresentados ao planejamento e organização dos serviços que são oferecidos na unidade, fluxo de entrada de pacientes e principais enfermidades atendidas.

Troca de experiências

O diretor-técnico da UPA destacou a importância do intercâmbio de conhecimento nos serviços de saúde envolvendo pacientes de baixo e médio graus de complexidade. “Os dois países possuem proximidade geográfica e afinidades culturais. Por isso é importante a troca de experiências e tivemos a oportunidade de mostrar o que desenvolvemos aqui”, afirmou Carlos Alberto.

Jéssica Mualin Fajuri, diretora da associação, ressaltou que foi produtivo conhecer o fluxo de entrada e atendimento de pacientes em uma unidade de “porta aberta”. Os integrantes da associação também se interessaram por questões administrativas relacionadas à jornada de trabalho dos
funcionários e elogiaram o esquema de remoções baseado no estacionamento da UPA.