Autarquia promove primeiro encontro dos núcleos de regulação

Objetivo foi trocar experiências e elaborar propostas para melhorar eficiência

Por Danielle Meniche Cruz

A AHM (Autarquia Hospitalar Municipal) promoveu, nesta terça-feira (29), o Primeiro Encontro dos Núcleos Internos de Regulação (NIR). Participaram cerca de 50 pessoas, entre representantes de hospitais, regulações regionais, complexo regulador, interlocutores e apoiadores.

O objetivo do encontro foi promover o alinhamento e a compreensão do papel regulador interno, a troca de experiência entre os hospitais e a elaboração de propostas de trabalho para melhoria dos núcleos. Quatro unidades apresentaram seus projetos, cada um em diferentes fases de implantação.

No Hospital Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), o NIR teve início em junho do ano passado. Desde sua aplicação houve uma mudança da cultura interna e uma sensação de acolhimento entre os diferentes setores da unidade, além da melhoria dos índices hospitalares.

No Hospital Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo), o tempo de espera dos pacientes diminuiu e foi estabelecida a ordenação do fluxo de usuários por meio da complexidade do caso.

Planilha eletrônica

O Hospital Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé) utiliza há pouco tempo o compartilhamento de planilha eletrônica em todos os andares e, dentro de seis meses, poderá ser mensurado o impacto nos índices hospitalares. Já o Hospital Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara) possui plano de ação para implementação do NIR para funcionar durante 24 horas.

Ao final das apresentações houve debate entre os integrantes. “Os participantes saíram muito estimulados. Foi muito gratificante a troca de ideias e experiências entre as unidades. Quem sairá ganhando é o usuário”, afirmou Clara Sette Whitaker Ferreira, diretora do Degas (Departamento de Gestão da Assistência) da AHM.