Autarquia Hospitalar Municipal promove curso em hospitais e PS

Qualificação faz parte das ações propostas pelo Proadi-SUS, do Ministério da Saúde

Por Ana Paula Costa

Quatro hospitais e um Pronto-Socorro da AHM (Autarquia Hospitalar Municipal) concluíram, em janeiro, o Curso de Desenvolvimento Gerencial Integrado na Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar. O curso teve como objetivos a capacitação gerencial com intervenções tecnológicas que contribuíram para o desenvolvimento, incorporação e transferência de experiências em gestão hospitalar com entidades de saúde filantrópicas.


A atividade teve início em julho de 2015. Participaram os hospitais Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara), Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé), Dr. Alexandre Zaio (Vila Nhocuné) e Prof. Dr. Waldomiro de Paula (Planalto), além do Pronto-Socorro de Perus.


Tendo como parceiro o HCor (Hospital do Coração) - que mostrou experiências bem-sucedidas e que podem ser replicadas em outras unidades hospitalares - a qualificação faz parte das ações propostas pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde.


De acordo com os gestores dos hospitais que integraram os trabalhos, a participação no curso e a consequente elaboração de um projeto gerencial no fim das atividades permitiram identificar pontos a melhorar e potencialidades dos Serviços Hospitalares de Urgência (SHU). Foi elaborado também um plano gerencial compatível com a realidade e necessidade de cada unidade.