Menino Jesus integra plano 'Mais cirurgia, menos tempo de espera'

Objetivo é zerar fila de cirurgias eletivas para crianças e adolescentes no município, com salto de 6 mil para 13 mil procedimentos por ano

Por Beatriz Prado

O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, deram início nesta quinta-feira, 08, ao plano “Mais cirurgia, menos tempo de espera”. O anúncio foi feito durante visita às instalações do Hospital Dia da Rede Hora Certa – Criança, localizado dentro do Hospital Municipal Menino Jesus, no Centro. A meta é realizar 13.100 cirurgias urológicas pediátricas por ano, o que representa um aumento de 86% em relação à produção atual. Com isso, será possível atender toda demanda da atual fila de espera para este tipo de cirurgia.

“A Prefeitura já deu um passo muito importante ao zerar a fila para consultas e exames médicos. Agora, o desafio maior é derrubar a fila de cirurgias, última etapa da Rede Hora Certa. O Hospital Menino Jesus é focado no atendimento pediátrico e o aditivo do convênio com a administração do Sírio Libanês permitirá a realização de procedimentos que hoje requerem um tempo de espera muito elevado. A grande vantagem é que não se trata de um mutirão, que resolve a questão por um momento, mas sim de uma mudança estrutural, que veio para ficar”, afirmou Haddad.

‘É um ganho para a saúde das famílias’

O Menino Jesus destacou três andares para a implantação da Rede Hora Certa – Criança, com consultórios para realização de exames e avaliação pré-operatória, abertura de dois centros cirúrgicos que foram reformados, passando para seis em funcionamento, e leitos de pós-operatório. O objetivo é saltar das atuais 200 para 500 cirurgias eletivas por mês.

“É um ganho para a saúde das famílias da cidade de São Paulo. Algumas crianças precisam de acompanhamento especializado de ortopedista, cardiologista e neurológico. O Hospital Dia em unidade pediátrica permite o atendimento de toda a demanda do município, pois às vezes o bebê nasce com algum problema neurológico e é muito importante a realização de cirurgia já no primeiro ano de vida, para evitar complicações no quadro”, explicou Padilha.

Pubenza Lopez explicou as mudanças com a implantação da Rede Hora Certa – Criança. “Nós otimizamos a estrutura para aumentar a oferta de cirurgias de baixa e média complexidade. Passamos de quatro, para seis centros cirúrgicos, ampliamos o horário de atendimento e assim a criança é operada e vai para casa no mesmo dia”, afirmou a diretora-adjunta.

A oferta de serviços de saúde em centros especializados e com menor tempo de espera é parte do Plano de Metas do município para zerar as filas de consultas em especialidades médicas, exames e procedimentos cirúrgicos. Já está em funcionamento em 13 Hospitais Dia da Rede Hora Certa. Sete outras unidades estão em fase de reorganização de fluxo de trabalho e outras oito unidades em construção.

“O sucesso do plano ‘Mais cirurgia, menos tempo de espera’ é utilizar as estruturas dos hospitais que já estão em funcionamento de maneira mais adequada, fazendo mais cirurgias com o tempo mais curto. A Secretaria aumentou o repasse de verbas para a parceira, o que permitiu a reforma das instalações e a contratação de equipes”, disse Padilha.

Atendimento aprovado

Moradora do bairro Butantã, Raquel dos Anjos, de 23 anos, acompanhou a filha Manoela, de 1 ano, que passou por cirurgia para remoção de hérnia umbilical no início da manhã. “Há uma semana o médico da UBS informou que a cirurgia tinha que ser realizada com urgência, e em seguida recebi o chamado telefônico agendando o procedimento. O atendimento é ótimo e os profissionais tem paciência para lidar com o nervosismo das mães”, disse.

Fã de futebol e videogame, o garoto Hugo, de 9 anos, se queixava de dores ao urinar e então foi levado à UBS próxima de casa pela mãe. “Na UBS a pediatra disse que era fimose e indicou a aplicação de uma pomada, mas há um mês fui informada sobre a necessidade de cirurgia, então viemos hoje e foi tudo muito rápido, às 16h já estamos voltando para Cidade Tiradentes”, disse Maria Francisca de Oliveira, mãe de Hugo.