Hospital de Pirituba é referência para índios do Jaraguá

Entre janeiro e agosto mais de 200 guaranis foram acolhidos

Por Carlos Antônio de Oliveira


O Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, localizado em Pirituba (Zona Oeste), é referência para o atendimento médico de aproximadamente 800 índios da etnia guarani, que moram na Aldeia do Jaraguá (zona Oeste). Profissionais do hospital recebem orientações sobre cultura indígena para garantir atendimento adequado.


Entre janeiro e agosto o hospital realizou o acolhimento de 208 pacientes indígenas. Os principais motivos de atendimento pelo Hospital de Pirituba relacionam-se a problemas respiratórios, gastroenterites agudas, desnutrição e partos.
Como forma de sensibilizar os profissionais da atenção ao atendimento da população indígena, em agosto o hospital promoveu uma palestra com a antropóloga Malu Brant, da Coordenação Técnica Local de São Paulo da Fundação Nacional do Índio (Funai).


Respeito à cultura


Para viabilizar melhor o atendimento, foram apresentados aos profissionais do hospital os costumes fundamentais indígenas, visando à compreensão e à valorização dessa cultura. Como resultado houve melhoria no desempenho terapêutico, maior aderência do paciente ao tratamento e aumento da confiança nos profissionais que prestam o atendimento.


“O compromisso assumido com os índios é verbal e baseado na confiança, algo que tem grande valor na cultura indígena. Isso faz com que haja adesão ao tratamento e, consequentemente, maior resultado na recuperação e prevenção dos problemas de saúde”, afirmou o médico Severino Soares da Costa, diretor-técnico do Hospital Dr. José Soares Hungria.