Curso de Brigadista na AHM

Autarquia Hospitalar Municipal

O Curso de Brigada de Incêndio ocorre anualmente nas unidades da Autarquia Hospitalar Municipal - AHM e é de extrema importância que os servidores atentem-se as datas e procurem adequar suas atividades para que possam participar e tornar-se um brigadista em sua unidade.

Na sede da AHM o curso foi divido, ocorrendo em junho a Aula Teórica, ministrado pelo Sr. Jessé Santana – Bombeiro Civil do HM. Dr. Alexandre Zaio e em julho a Aula Prática sob orientação do Sr Willian Martins Gomes e Sr. Élio Andreto Júnior -Bombeiros Civis da Sede da AHM, concluindo 08 horas de ensinamento para duas turmas.

Com validação para progressão, o curso formou 48 brigadistas e tem formado outros colaboradores nas demais unidades, pois a formação de Brigada de Incêndio é obrigatória por lei federal, estadual e municipal para todos os estabelecimentos.

Diante de algumas dúvidas que podem surgir a respeito do que é ser brigadista, o senhor Eduardo Dib Cano – Engenheiro Coordenador de Segurança do Trabalho – SESMT da AHM e Bruno Araujo Veiga – Técnico de Segurança do Trabalho - SESMT da AHM esclareceram algumas dúvidas:

- Qual a importância e necessidade da participação dos servidores neste curso?
Os conhecimentos adquiridos nesse Curso podem ser de extrema importância à sobrevivência do próprio Brigadista e também das pessoas envolvidas num sinistro, não somente na empresa como também fora dela.

- O servidor brigadista tem qual função diante de um incêndio em seu ambiente de trabalho?
Tem a missão de auxiliar no combate ao principio de incêndio através do manuseio de extintores (água, pó químico e gás carbônico) e de mangueiras; Acionar o sistema de alarme de combate a incêndio da edificação; Instruir as pessoas a não utilizarem os elevadores e sim as escadas; Controlar o pânico das pessoas; Auxiliar os colaboradores e a população flutuante a deixarem o prédio; Observar se algum colega de setor/andar não está presente no ponto de encontro (local seguro pré-estabelecido); Prestar os primeiros socorros ao acidentado.

- E os Bombeiros Civis atuam de alguma maneira com os brigadistas?
Junto com o Bombeiro Civil, os Brigadistas ajudam no combate do princípio de incêndio e na evacuação de pessoas do interior da edificação, além de prestarem os primeiros socorros aos necessitados até a chegada dos profissionais especializados.

- Todas as unidades da AHM têm bombeiro civil? Em todos os horários?
Apenas a UPA Vila Santa Catarina não possui bombeiros civis
Na Sede da AHM, no HM Tide Setubal e no Arquivo Geral temos Bombeiros Civis no período das 7h às 19h. Nas outras unidades de Saúde no período das 7h às 19h e no das 19h às 7h.

O curso de Brigadista tem validade por um ano e a reciclagem deve englobar a parte prática, conforme conteúdo programático e carga horária prevista na Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.

 


 

Bombeiros Civis da Sede da AHM - Sr. Willian Martins Gomes e Sr. Élio Andreto Júnior.