Dicas para a sua Saúde Ocular

Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto

Por Dr. Jorge Selem Haddad Neto

De todos os nossos sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato, o mais importante, sem sombras de duvidas, é a nossa visão. Através dela recebemos os estímulos do mundo afora, cerca de 70% só pela visão, por isso devemos cuidar e ter aquela atenção especial.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 65% das cegueiras poderiam ser evitadas se os devidos cuidados fossem tomados.

Das principais doenças oculares podemos citar:
-Conjuntivite viral (mais comum), que como sintomas têm: vermelhidão ocular, ardência, sensação de corpo estranho e secreção. Dentre as recomendações, orienta-se a lavagem abundante dos olhos com soro fisiológico ou água filtrada.
- Conjuntivite aguda bacteriana: é reconhecida pela vermelhidão, secreção aquosa, mucosa ou purulenta. Recomendações: fazer lavagens e limpeza ocular. Deve-se procurar um oftalmologista, pois geralmente é necessário o uso de antibiótico.
- Catarata: é a opacificação do olho (cristalino). Geralmente muda-se a cor dos olhos para cinza ou amarelo esverdeado, com diminuição da visão. O tratamento é apenas cirúrgico e sempre com seu oftalmologista.
- Glaucoma: é o aumento da pressão intraocular. Deve ser diagnosticado o mais precoce possível e controlado pelo oftalmologista.

Dentre os erros mais comuns que podemos evitar:
- Dormir com a Lente de contato (sempre retirar antes de dormir);
- Coçar os olhos (sempre evitar o máximo que puder, para não machucar a córnea e não levar microrganismos aos olhos);
- Compartilhar maquiagem ou lentes (pelo perigo de contaminação);
- Utilizar colírios sem prescrição médica;
- Óculos sem receita médica (os comprados em farmácia e camelôs trazem prejuízo importante para visão);
- Mãos sujas (pelo fato de estarmos levando microrganismos para os olhos);
-Óculos escuros (aqueles famosos óculos de “praia” que por não terem proteção UV, que filtra os raios solares, danificam o fundo dos olhos);
- Cuidado com brincadeiras de mão, que podem levar a traumas oculares, muitas vezes, irreversíveis.

Desse modo é importante lembrar-se de procurar seu oftalmologista periodicamente. Somente este profissional poderá indicar o tratamento adequado para qualquer patologia dos olhos, ou prevenir algumas delas.


Dr. Jorge Selem Haddad Neto é médico oftalmologista do Centro Oftalmológico do Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto.