PREFEITURA DE SÃO PAULO

Reativação da UTI Pediátrica no HM Campo Limpo

Referência hospitalar na região sul, com um atendimento de um milhão e meio de pessoas, a reabertura da UTI pediátrica levou a um aumento de 18% nas internações infantis.

31/07/2014 12h23

 O Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha – Campo Limpo, localizado na zona sul da cidade de São Paulo, reativou a sua unidade de UTI Pediátrica, com 16 leitos.

Sua média de atendimentos era de 18,4 crianças por mês. Após a reativação dos leitos em junho de 2013, houve um aumento significativo com média de 22,42 crianças por mês, aumento de 18%.

Do ínicio do ano até maio de 2014, foram atendidas 110 crianças na UTI pediátrica.

Referência hospitalar na região, o Hospital do Campo Limpo atende uma população de cerca de 1,5 milhões de pessoas, entre elas, muitas crianças carentes que sofrem internação por causas externas, isso é, que sofrem acidentes ou violências que poderiam ser evitados e a UTI Pediátrica tem papel essencial na saúde infantil, principalmente, por possuir neurocirurgiões.

Dr. Samuel Ribera Menacho, médico intensivista pediátrico neonatal e coordenador da unidade, disse que a reabertura dos leitos na UTI foi fundamental para o tratamento e recuperação das crianças em situação grave, por proporcionar maiores recursos e comportar os equipamentos necessários. 

Segundo o Dr. Samuel, há períodos no ano onde a demanda de atendimentos é maior, como por exemplo na férias onde as crianças ficam mais expostas aos riscos de acidentes e probelmas relacionados ao período de inverno, como o ar seco que gera diveros problemas respiratórios. 

A Unidade espera com a reativação dos leitos, oferecer melhor qualidade no atendimento as crianças da região e acredita que tratar com excelência a pediatria é cuidar também da nova geração, o nosso futuro.