Processo de Capacitação do PAVS

 

O processo de capacitação do PAVS foi elaborado dentro de uma concepção de Educação que se constituísse em um elemento gerador de novas formas de conceber o mundo, para nele atuar. Desta forma, optou-se por uma metodologia problematizadora, entendendo-se a mesma como um processo contínuo e permanente de transformação e humanização de sujeitos, integrando o individuo nas suas dimensões ambiental, cultural, social, econômica, política e de saúde. Além disso, nessa metodologia a realidade local é utilizada como ponto de partida para as intervenções, bem como a construção coletiva e integrada dos conhecimentos, saberes e práticas dos diferentes atores envolvidos.

As temáticas ambientais estratégicas abordadas durante a capacitação foram: (1) Lixo; (2) Água e energia; (3) Biodiversidade; (4) Convivência saudável com os animais e Zoonoses, (5) Consumo responsável e (6) Cultura da Paz e Não-violência.

Foram realizadas diversas Oficinas regionais de planejamento, envolvendo mais de 300 profissionais, onde se definiram: abordagem pedagógica, conteúdos, materiais educativos, formas de comunicação e processo de avaliação. A capacitação desenvolveu-se em 108 salas de aula distribuídas em todas as regiões da cidade, abrangendo uma carga horária de 128 horas. Foram capacitados cerca de 5.000 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Proteção Social durante dois semestres, contando para isso com 80 professores em tempo integral e 12 especialistas que propiciaram apoio e preparação destes professores, além de organizar o material didático utilizado no Programa.