PREFEITURA DE SÃO PAULO

Medicinas Tradicionais - Práticas Corporais

ATENÇÃO BÁSICA

06/08/2010 15h04

Práticas Corporais

 

Atividades Físicas podem ser definidas como “qualquer movimento produzido pela musculatura esquelética que produza gasto energético acima do normal”.

 

Caminhada


O sedentarismo está incluído entre os principais fatores de risco para diversas doenças e condições crônicas como hipertensão arterial, dores, depressão, sobrepeso, diabete entre outras.


A atividade física moderada, de preferência diária por 30 minutos, é um fator importante na prevenção de doenças cardiovasculares e outras doenças e condições crônicas.


Um exemplo de atividade física moderada é a caminhada. Por ser de fácil execução e praticamente sem custos, realizada em ambientes abertos, individualmente ou em grupo, é amplamente indicada para quem esta iniciando o hábito da atividade física regular ou para quem necessita complementar uma atividade física já desenvolvida.

Na rede municipal de saúde existem várias outras modalidades de atividades físicas: Danças, Ginástica e Alongamento etc.

 

Benefícios das atividades físicas regulares:

 


Práticas Corporais


As Práticas Corporais das Medicinas Tradicionais complementam de forma muito interessante as atividades físicas, inclusive ressaltando aspectos que reforçam uma abordagem mais integral da saúde; além de trazerem os benefícios das atividades físicas regulares, já citados, as práticas corporais também trazem outros benefícios:

 

 

Por ser um assunto que muitos desconhecem na cultura ocidental, procederemos a um rápido detalhamento de algumas características das práticas corporais das medicinas tradicionais (usando como parâmetro as práticas da medicina tradicional chinesa), abordando a forma (posturas e movimentos), a respiração e a intenção mental.

 

Forma


Com relação à forma vale ressaltar que as práticas devem ser executadas de modo que o praticante se sinta confortável, respeitando suas limitações, e seu ensino deve ser progressivo. Cabe destacar na forma (que é variável, dependendo da prática terapêutica) os chamados “padrões de proteção”, comuns a todas as modalidades de práticas corporais.

Padrões Terapêuticos são padrões de posturas e movimentos que devem ser executados corretamente para se obter o objetivo dos exercícios.


Padrões de Proteção são também padrões terapêuticos que protegem o corpo de efeitos adversos durante a realização dos movimentos:

Além dos padrões de proteção existem outras orientações gerais para a execução das práticas corporais das medicinas tradicionais:

 


Em situações especiais pode ser utilizada a postura com os pés em divergência ou convergência. É necessário muito cuidado na indicação destas duas ultimas posturas

 

Respiração


É a via mais rápida e efetiva para o ser humano captar os benefícios do meio ambiente.


Existem várias formas de respiração nas práticas corporais das medicinas tradicionais. A respiração básica, particularmente para iniciantes, é a respiração “natural” ou abdominal, onde se utiliza maior capacidade pulmonar. É a respiração observada nos recém-nascidos.


Entretanto, na maioria das pessoas observamos a respiração torácica ou “normal”, onde se utiliza pouco o diafragma.


A respiração abdominal proporciona o movimento do diafragma, massageando os órgãos internos e toda musculatura respiratória, ajudando na expansão pulmonar.

 

Intenção mental (Yi Nian)


Significa condução de nossa intenção e atenção em uma direção determinada. “É necessário que a intenção conduza o Qi até que intenção e Qi sejam um. Assim o céu, a intenção e o corpo serão UM.”


O cérebro é o órgão ou estrutura responsável pelo maior consumo de energia do nosso organismo, com atividade mental (pensamentos, imagens e diálogos internos). Um objetivo importante na prática corporal da medicina tradicional é a diminuição de atividade do córtex cerebral.


Portanto, realizar a prática corporal com total presença no que se está executando, nos ensina a não dispersar a mente, reforçando nossa vontade e a capacidade de concentração, ao mesmo tempo em que nos fornece um precioso instrumento para reduzir o estresse.


Estes princípios são comuns a todas as modalidades de Práticas Corporais das Medicinas Tradicionais.


As modalidades de Práticas Corporais que existem na nossa rede são: Lian Gong, Tai Chi Pai Lin, Xiang Gong, Lien Ch’i, Dao Yin Pao Jian Gong, I Qi Gong, Fio de Seda, Tai Chi Chuan, Tai Ji Qi Gong, Chi Gong e Yoga.

 

Meditação


É uma técnica de relaxamento que exercita a concentração e possibilita tomar consciência dos pensamentos e emoções antes de agir, modificando a maneira de como percebemos o mundo dentro e fora de nós.

 

Benefícios