Dia Mundial do Meio Ambiente

 Dia Mundial do Meio Ambiente

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”


(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)"
Dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este dia foi criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas e marca a data em que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, capital da Suécia. Esse evento foi o primeiro a reunir representantes de governos e instituições não governamentais de mais de 100 países onde nela foram discutidas questões importantes sobre o meio ambiente. Este ano, quando se completa 50 anos o tema será “soluções para poluição plástica”.


A Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo, através do PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, que atua a partir de uma agenda integrada, com enfoque no desenvolvimento de políticas de saúde e meio ambiente, tendo como eixo o fortalecimento da intersetorialidade no nível local, a sustentabilidade das intervenções no território e o empoderamento e efetiva participação da comunidade, tem trabalhado também a questão da diminuição do uso de plásticos nas UBS, além de levar o tema junto as comunidades do território. Com o projeto PAVS: MAIS SAUDE, MENOS PLASTICO, foram realizadas desde o mês de maio de 2022, 5.071 ações com o tema, sensibilizando trabalhadores e munícipes sobre o uso consciente dos copos descartáveis e da importância da separação dos resíduos recicláveis para a destinação ambientalmente adequada.


E para comemorar esta data, o PAVS preparou várias atividades. Confira as ações que ocorrerão nas UBS durante o mês de junho ressaltando a importância do cuidado com o meio ambiente:

 

Referencias:

Com foco em soluções para a poluição plástica, Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 será sediado pela República de Côte d' Ivoire

Soluções para a poluição plástica