EIXOS – SAÚDE DA MULHER

1. Atuação efetiva na redução da morbidade e mortalidade especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida.

Neste eixo são pilares nestas ações:

1.A. Saúde reprodutiva. Acesso à informação e escolha consciente dos melhores métodos contraceptivos e atendimento às mulheres que desejam engravidar.

Estimular a implantação e implementação da assistência em planejamento reprodutivo para homens e mulheres, adultos e adolescentes, no âmbito da atenção integral à saúde.

1.B. Assistência Obstétrica.

Pré natal de risco habitual ou alto risco qualificado. Promover a atenção obstétrica e neonatal, qualificadae humanizada, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras, para mulheres e adolescentes.

Assistência ao parto e puerpério. Monitorar e qualificar as diretrizes da grade de parto, reduzindo peregrinações em gestantes, puérperas e seus recém-nascidos em busca de atendimento às suas necessidades.

2. Ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica ( portadoras de infecção pelo HIV e outras DST).

3. Promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual, conjuntamente com a Área Técnica da Pessoa submetida à Violência.

4. Reduzir a morbimortalidade por Câncer na população feminina.Com foco ao Rastreamento Organizado do Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero.

5. Implantar e implementar a atenção à saúde das mulheres no climatério.

6. Fortalecer a participação e o controle sociais na definição e implementação das políticas de atenção integral à saúde das mulheres.