Rede de Atenção à saúde da Pessoa Idosa - RASPI

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada prioritária de todo o sistema de saúde e responsável por atender a pessoa idosa que procura a unidade de saúde assim como também é responsável pela busca ativa dos idosos que tem dificuldade de acesso as unidades de saúde do seu território. A Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa - RASPI tem como eixo principal a avaliação da capacidade funcional na Atenção Básica utilizando um instrumento de triagem que é a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (AMPI- AB) que classifica os idosos em saudáveis, pré-frágeis e frágeis.

Este instrumento é discutido pelas equipes de equipamentos da Atenção Básica, que devem elaborar um plano de cuidados (Plano Terapêutico Singular - PTS), conforme as necessidades de cada idoso avaliado.

Os idosos classificados como saudáveis e pré-frágeis são acompanhados na UBS, enquanto os idosos classificados como frágeis devem ser acompanhados na atenção especializada, com a Unidade de Referência à Saúde do Idoso – URSI. Outros encaminhamentos para especialistas e exames diagnósticos também acontecem, conforme a necessidade.

O objetivo geral da RASPI é garantir a promoção e a atenção integral à saúde da pessoa idosa na Atenção Básica, estabelecendo um sistema integrado, no qual as condições mais prevalentes e de baixa complexidade são atendidas no nível primário (Unidade Básica de Saúde – UBS, enquanto patologias de maior complexidade e problemas específicos da população idosa são encaminhados ao nível secundário como a URSI ou a outros ambulatórios de especialidades, obedecendo protocolos de encaminhamento. A UBS está capacitada para atender a maioria dos problemas de saúde da população idosa.

Toda a rede está preparada para oferecer o melhor atendimento para a pessoa idosa na cidade de São Paulo. Informe-se sobre temas relacionados à saúde da pessoa idosa com o conteúdo desta playlist.