Papanicolaou e mamografia

O câncer do colo do útero e o câncer de mama são doenças que acometem principalmente em mulheres, ambos são tipos de câncer que se desenvolvem em regiões específicas do corpo feminino e podem ter sintomas em sua fase inicial.

O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente pelo Papilomavírus humano (HPV). Esse vírus é transmitido principalmente por meio de relações sexuais e pode levar à formação de lesões pré-cancerígenas no colo do útero, que se não tratadas, podem evoluir para o câncer.
Os sintomas do câncer cervical podem incluir dor durante a relação sexual, sangramento vaginal fora do período menstrual, corrimento vaginal com odor e dor abdominal ou pélvica.
Para prevenir o câncer do colo do útero é importante realizar exames preventivos como o Papanicolaou e a vacinação contra o HPV.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. Esse tipo de câncer é mais comum em mulheres acima dos 50 anos de idade, mas também pode acometer mulheres mais jovens e homens em casos raros.
Os sintomas do câncer de mama incluem a presença de um nódulo na mama, alterações no tamanho, formato ou textura da mama, dor ou inversão do mamilo e presença de secreção mamilar.
Para prevenir o câncer de mama, é importante realizar exames preventivos como a mamografia e o autoexame das mamas.

Ambos os cânceres são tratáveis, mas o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Por isso, é importante estar atento aos sintomas e realizar exames preventivos regularmente.

Além disso, é importante adotar um estilo de vida saudável, evitando o consumo de tabaco, álcool e alimentos industrializados e praticando atividade física regularmente.

É fundamental estar em dia com as consultas médicas e buscar orientação profissional em caso de dúvidas ou preocupações.

DICAS IMPORTANTES

 

Prevenção do câncer de colo uterino:

 

Realize exames preventivos regularmente, como o Papanicolaou, que detecta lesões precursoras do câncer de colo uterino;

Vacina-se contra o HPV, que é um dos principais fatores de risco para o câncer de colo uterino;

Mantenha uma boa higiene íntima;

Use preservativo durante as relações sexuais;

Evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool;

Tenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas regularmente.

 

Prevenção do câncer de mama:

 

Realize regularmente o autoexame das mamas, para detectar possíveis nódulos ou alterações;

Faça mamografia a partir dos 50 anos de idade, ou antes, se houver histórico familiar de câncer de mama;

Mantenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas regularmente;

Evite o consumo excessivo de álcool;

Mantenha um peso saudável;

Não fume.

 

Referências

Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/diretrizes-brasileiras-para-o-rastreamento-do-cancer-do-colo-do-utero

Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). HPV. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hpv 

Organização Mundial da Saúde (OMS). Prevenção e controle do câncer do colo do útero. Genebra, Suíça, 2021. Disponível em: https://www.who.int/cancer/prevention/diagnosis-screening/cervical-cancer/en/

Organização Mundial da Saúde (OMS). Câncer de mama: prevenção e controle. Genebra, Suíça, 2021. Disponível em: https://www.who.int/cancer/prevention/diagnosis-screening/breast-cancer/en/

 

Saiba mais:
Visite a página da Saúde da Mulher.