PRÓTESE DENTÁRIA: ONDE FAZER?

Desde outubro de 2020, o atendimento em prótese dentária, com Próteses Totais (PT) e Parciais Removíveis (PPR), passou a ser realizado também pelas equipes de Saúde Bucal (eSB) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além do atendimento antes já realizado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e pelas eSB que compõem as equipes de Consultório na Rua (eCnR) e das Unidades Odontológicas Móveis (UOM). O CCO - Centro de Cuidados Odontológicos Centro também realiza atendimentos em prótese dentária.

Nos CEOs, além das Próteses Totais e Parciais Removíveis, são realizadas próteses fixas unitárias ou de três elementos ou mais.

O paciente encaminhado para os atendimentos em prótese dentária deverá apresentar tratamento odontológico concluído, para que não haja outros focos infecciosos que possam alterar ou interferir no planejamento protético.

Para iniciar o tratamento odontológico rotineiro, o paciente deve buscar pelo serviço na UBS mais próxima de sua residência e passar pela triagem de risco odontológico, que verifica a presença de cárie, problemas periodontais, má oclusão e alterações em tecidos moles.

Confira aqui as UBSs que já realizam o atendimento em prótese dentária.

O agendamento das consultas no CEO ou no CCO é feito através do SIGA – Saúde por um profissional regulador, quando da oferta de nova vaga no CEO ou no CCO e a posição do paciente no sistema. A inserção do paciente no SIGA Saúde é realizada através do encaminhamento do cirurgião-dentista da UBS, após triagem odontológica e conclusão do tratamento clínico na UBS.

É possível localizar a UBS mais próxima através da ferramenta Busca Saúde.

Caso a UBS não tenha equipe de Saúde Bucal, deverá ser informada a Unidade de referência.

 

Saiba mais:
Visite a página da Saúde Bucal.