Tecnologia Assistiva

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando um trabalho contínuo de dispensação de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, órteses, calçados, palmilhas, muletas, bengalas, andadores e aparelhos auditivos a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados pelos CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Os Centros Especializados em Reabilitação (CER) integram as diversas modalidades de reabilitação (física, auditiva, intelectual e visual) e contam com equipe multidisciplinar que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de Tecnologia Assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território.

Como o munícipe tem acesso?

Para solicitar qualquer um dos equipamentos acima citados, o usuário precisa buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para que seja encaminhado a um CER, onde passará por uma avaliação multiprofissional. A partir dessa avaliação, a equipe identifica as necessidades de reabilitação e qual dispositivo é mais adequado. Realizada a prescrição, todo o fluxo é explicado ao paciente e/ou cuidador. Vale lembrar que os serviços NÃO possuem nenhum item para pronta entrega, pois todas as prescrições são individualizadas.

Esta dispensação faz parte do processo de reabilitação, pois além de proporcionar maior qualidade de vida, possibilita maior autonomia, independência, participação e exercício dos seus direitos na sociedade.

Maiores informações:

Centros especializados em Reabilitação – CER

Diretrizes para indicação e reposição de cadeira de rodas, banho, adequação